o que é alotropia e quais suas características?
Soluções para a tarefa
Alotropia foi uma denominação atribuída por Jöns Jacob Berzelius ao fenômeno em que um mesmo elemento químico pode originar duas ou mais substâncias simples diferentes. São alótropos os carbonos, enxofre, oxigênio, entre outros.
A alotropia é uma propriedade que alguns elementos químicos possuem de realizar ligações por meio de ligações covalentes (com compartilhamento de elétrons) e, assim, formar duas ou mais substâncias simples diferentes. As substâncias simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento.
A diferença entre essas variedades alotrópicas pode ocorrer por dois motivos principais, sendo que o primeiro remete à quantidade de átomos. Por exemplo, o oxigênio pode formar dois alótropos, o gás oxigênio e o ozônio, cuja diferença é que, no gás oxigênio, os átomos unem-se dois a dois, formando moléculas biatômicas (O2), enquanto o ozônio forma moléculas triatômicas (O3). Mas o elemento que possui a maior variedade de formas alotrópicas é o enxofre, incluindo as moléculas de S2, S4, S6 e S8, que se diferenciam pela quantidade de átomos em cada molécula.
A segunda característica que diferencia as variedades alotrópicas é o arranjo espacial dos átomos. Por exemplo, no caso do enxofre, ele possui dois alótropos, que são o enxofre rômbico e o monoclínico, que possuem a mesma fórmula molecular, S8, sendo que o arranjo espacial dos seus átomos no retículo cristalino é diferente, resultando em formatos diferentes.