o Que é agentes teratogênicos? Dê exemplos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Agente teratogênico é definido como o agente físico, químico, biológico ou estado de deficiência que, durante a vida embrionária, leva a alteração na estrutura ou função do concepto. Informações sobre a conduta a ser tomada no caso de exposições a teratogênicos durante a gestação são imprescindíveis.
Os defeitos congênitos podem ser causados por fatores genéticos, como no caso de anormalidades cromossômicas, assim como fatores ambientais, tais como fármacos. No entanto muitos defeitos comuns são resultantes de herança multifatorial cuja causa é por fatores genéticos e ambientais, atuando conjuntamente . Embora o útero seja um local de proteção do embrião, certos agentes ambientais (teratógenos) podem causar complicações no desenvolvimento embrionário após a exposição materna a eles. Um teratógeno é um agente capaz de produzir defeitos congênitos, ou aumentar a incidência de um defeito na população.
Explicação:
Agentes teratogênicos biológicos:
Rubéola - causa cataratas congénitas no recém-nascido
AIDS - causa malformações crânio-faciais e atraso no crescimento intra-uterino
Sífilis - surdez, hidrocefalia, atraso mental, dentes e ossos anormais
Varicela - Distrofia muscular, atraso mental
Herpes Simplex - Há relatos que mostram que a infecção materna pelo vírus herpes simples (HSV), no início da gestação, aumenta três vezes a proporção de abortos, enquanto a infecção após a 20ª semana está associada a uma proporção mais alta de prematuros. A infecção do feto pelo HSV usualmente ocorre ao final da gravidez, provavelmente com maior frequência durante o parto. As anormalidades congénitas que foram observadas nos recém-nascidos incluem lesões cutâneas típicas e, em alguns casos, microcefalia, microftalmia, espasticidade, displasia retiniana e retardo mental.
Toxoplasmose - Hidrocefalia, cegueira, retardo mental
Agentes teratogênicos químicos:
Álcool - síndrome do alcoolismo fetal (SAF)
Andrógenos - Masculinização da genitália externa feminina
Aspirina - Fenda palatina
Hidantoína- Anormalidades craniofaciais, defeitos nos membros e deficiência do crescimento e do desenvolvimento intelectual.
Nicotina - retardo no crescimento intra-uterino (RCIU)
Talidomida - Malformações congénitas
Mercúrio (elemento químico) - Malformações do Sistema Nervoso Central
Varfarina - Anormalidades ósseas e atraso mental
Agentes teratogênicos físicos:
Radiação Ionizante - malformação dos órgãos e retardamento mental
Hipertermia
Traumatismo na gestação