o que é advérbio me explica por favor preciso pra agora
Soluções para a tarefa
Resposta:
Advérbio é a classe gramatical das palavras que modifica um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio. Nunca modifica um substantivo. É a palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.
Explicação:
Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e divididos em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.
Advérbio - Toda Matéria
Resposta:
Sabemos que em nossa língua portuguesa existem dez classes de palavras. Destas, seis são variáveis, já que podem ser flexionadas em gênero, número, grau, pessoa e tempo, são elas: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo. Nosso objeto de estudo, o advérbio, está entre as quatro classes gramaticais cujas palavras são chamadas de invariáveis: advérbio, conjunção, interjeição e preposição.
As palavras invariáveis são aquelas que não sofrem modificações, dessa forma, o advérbio não admite alteração em sua forma, e sua principal função é modificar o verbo, desempenhando na oração a função de adjunto adverbial. Pode também se referir a outro advérbio para intensificá-lo, a um adjetivo ou a uma declaração inteira. O advérbio denota uma circunstância e, conforme a situação, pode ser classificado como advérbio de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo etc. Vejamos alguns exemplos:
Certamente ele estudará para a prova.
↓
advérbio de afirmação
Talvez viajaremos para a praia nas férias de julho.
↓
advérbio de dúvida
Os alunos ficaram bastante preocupados com o resultado da avaliação de Matemática. ↓
advérbio de intensidade
Os pais ficaram observando o filho ao longe enquanto ele brincava.
↓
advérbio de lugar
O funcionário andava rapidamente para não se atrasar.
↓
advérbio de modo
“A melhor definição do amor não vale um beijo.” (Machado de Assis)
↓
advérbio de negação
“Sempre/Eu te contemplava sempre/Feito um gato aos pés da dona/Mesmo em sonho estive atento/Para poder lembrar-te sempre (...)”.
Explicação: