História, perguntado por viniciusandrad, 1 ano atrás

O que é acumulação primitiva de capital?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
180

Olá,


A acumulação primitiva de Capital é o conjunto de fatores econômicos e sociais que resulta na acumulação de patrimônio nas mãos daqueles que se tornam os controladores dos meios de produção, das terras e etc.


É o que marca o início do capitalismo, sendo um conceito de Karl Marx, onde o resultado do trabalho já não é mais vindo diretamente aos produtores, sejam eles rurais, artesãos e demais trabalhadores, e sim aos donos das fábricas, fazendas e etc.


Espero ter ajudado!

Respondido por EduardoPLopes
37

A acumulação primitiva de capital foi, em termos marxistas, o processo por meio do qual a Europa obteve os meios para desenvolver a Revolução Industrial.

Dentro da lógica capitalista, capital é qualquer reserva de recursos financeiros que permite o estabelecimento da propriedade dos meios de produção, assim como o desenvolvimento técnico destes mesmos meios, sendo necessário, portanto, que a Europa acumulasse recursos que permitissem uma mudança tão profunda de seu sistema produtivo.

Esta acumulação teria se dado por meio da colonização e do mercantilismo, tendo os recursos minerais extraídos das Américas e os produtos agrícolas vendidos servido de base para isto.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/1490991

Anexos:
Perguntas interessantes