O que é “abertura de capital” de uma empresa e quais são as vantagens e desvantagens da realização desse procedimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Portanto, abrir o capital traz muitos benefícios, mas também algumas dores de cabeça, como se pode ver nos seguintes exemplos:
Vantagens - Funciona como uma opção de financiamento da companhia, mais barata que empréstimos.
Desvantagens - Os custos para manter uma empresa aberta podem ultrapassar 1 milhão de dólares por ano.
Vantagens - Torna públicos os resultados da empresa, o que leva seus executivos a ficar constantemente atentos ao seu desempenho.
Desvantagens - Os concorrentes têm acesso a muito mais informações sobre a companhia, o que pode acirrar a competição.
Vantagens - A troca de informações com o mercado ajuda os executivos a refletir sobre as decisões estratégicas tomadas na companhia.
Desvantagens - A pressão dos investidores por resultados trimestrais pode atrapalhar os planos de longo prazo.
Explicação:
Além da interferência na administração e da dificuldade de manter suas informações em segredo, uma empresa está sujeita a outros efeitos colaterais potencialmente perturbadores. Ao ingressar no mercado de ações, há três aspectos imprescindíveis a serem considerados: (1) sua capacidade de lidar com analistas, (2) oferecer projeções confiáveis e (3) responder rapidamente a crises passa a ser testada ininterruptamente. Falhas nesses três quesitos arranham a reputação e podem trazer conseqüências dramáticas. Por outro lado, o fenômeno da multiplicação de donos – apesar de diminuir a autonomia dos executivos – traz, também, um efeito positivo. O fato de ter de prestar contas a inúmeros investidores obriga uma companhia aberta a ser mais cautelosa e a trocar informações com pessoas que podem ajudar a definir seus movimentos. O mercado faz com que os executivos reflitam sobre as decisões estratégicas, e isso é bom.