o que é a uberização do trabalho e suas consequências para a vida do trabalhador
Soluções para a tarefa
Resposta:
Surge assim o termo uberização, equivalente à criação de novas relações de trabalho, muitas vezes como atividades autônomas, em que o trabalhador teria a autonomia e liberdade de escolher seus horários de trabalho, podendo se ver como empreendedor, como seu “próprio chefe” e criando muitas vezes uma visão deturpada
Olá!
A precarização do trabalho refere-se a uma relação de trabalho em que o serviço é vendido a um indivíduo de forma independente, sem a intervenção e a mediação da empresa, e geralmente é realizado por meios tecnológicos, mais especificamente a Internet. Antecedentemente, tal maneira de trabalho sustentava-se em quantidades iguais de operações de empréstimo e câmbio, mas com o advento do Uber, essa atividade explicar a relação entre freelancers e servidores.
Como todos acontecimentos possuem os dois lados da moeda, a Uberização do Trabalho promove aspectos positivos quando se é observado o âmbito do desemprego, pois a mesma possibilita uma maior geração de trabalho no país. Porém, advindo sobre determinada colocação positiva, transporta consigo os malefícios dos direitos trabalhistas, onde o servidor não pode operar de seus direitos trabalhistas conforme determina os artigos da Constituição Federal, onde a Carta Magna assegura direitos ao trabalhador como a segurança, pois não é registrado oficialmente como empregado fixo. E também vale ressaltar que, seu emolumento gira em torno de sua diligência.
Espero ter ajudado. Bons estudos!