História, perguntado por guilhermefeijo, 11 meses atrás

o que é a primeira ação urgente em 1973?​

Soluções para a tarefa

Respondido por davi1168
0

Resposta:

Há 40 anos, a Anistia Internacional emitiu a primeira “ação urgente” de sua história, do escritório em Londres, e ajudou a conseguir a libertação de um professor preso no Brasil por se opor à ditadura militar no país.

Hoje, a ação urgente é mais importante do que nunca.

Em 1973, pedir a milhares de pessoas em todo o mundo que escrevessem uma carta a uma autoridade para pedir a libertação de uma pessoa era um conceito radical. Hoje, a organização mundial de direitos humanos já emitiu milhares de ações urgentes, e o envio de cartas, e-mails, mensagens por fax e tuites a favor de alguém em situação de risco é um método de eficácia comprovada na obtenção de resultados.

As ações urgentes implicam na mobilização dos milhares de simpatizantes da Anistia Internacional que formam a Rede de Ação Urgente, e que escrevem imediatamente para impedir que alguém sofra tortura ou outros maus-tratos, para conseguir a libertação de alguém ou até para salvar a vida de alguém.

A primeira ação urgente foi lançada em 19 de março de 1973 por causa da detenção de Luiz Basilio Rossi, líder sindical e professor da Universidade de São Paulo, no Brasil.

Foram recebidos informes preocupantes sobre a repressão aos opositores políticos da ditadura militar que exercia o poder no Brasil naquela época. Na noite de 15 de fevereiro de 1973, agentes da polícia militar armados com metralhadoras rodearam a moradia de Luiz Basilio Rossi. O professor foi detido sem nenhuma explicação.

Sua esposa foi obrigada a permanecer na casa e, assim, teve dificuldade para avisar alguém da detenção de seu marido. Finalmente, conseguiu passar um bilhete para um vizinho e a informação chegou aos escritórios da Anistia Internacional, em Londres.

Preocupada pelas informações que indicavam que pessoas detidas estavam sendo torturadas no Brasil, a pesquisadora da Anistia Internacional Tracy Ultveit-Moe achou que era necessária uma ação radical para proteger o professor Rossi. Ela promoveu a ideia de, repentinamente, inundar as autoridades brasileiras de cartas exigindo informações sobre Rossi e solicitando a sua libertação imediata. Deu resultado.

As cartas fizeram com que seu captor, o diretor do Departamento de Segurança e Ordem Pública, comentasse com a esposa de Rossi: “Seu marido deve de ser mais importante do que pensamos, porque recebemos todas estas cartas do mundo inteiro”.

O professor Rossi foi libertado em 24 de outubro de 1973. Após sua libertação, Rossi afirmou que ela havia sido possível graças aos ativistas da Anistia Internacional. “Sabia que meu caso se havia tornado público, sabia que já não podiam me matar. Então a pressão sobre mim diminuiu e as condições melhoraram”.

Atualmente são emitidas ações urgentes para solicitar informações sobre uma pessoa que desapareceu, para pedir a libertação de alguém que tenha sido erroneamente encarcerado ou para tentar adiar uma execução iminente.

O número de ações emitidas em favor de pessoas do Oriente Médio e do Norte da África aumentou nos últimos anos devido à Primavera Árabe; no último ano houve um drástico aumento das ações em favor de pessoas em situação de risco na Síria, em consequência do conflito armado no país.

Respondido por Damipaiva
0

Resposta:

A luta pelos direitos humanos através de ações urgentes, uma das formas de atuação mais importantes da Amnistia Internacional.

Explicação:

 A primeira ação urgente foi lançada a 19 de março de 1973 e foi eficaz na libertação do professor brasileiro e dirigente sindical Luiz Basilio Rossi, preso durante a ditadura militar no país.

Perguntas interessantes