Filosofia, perguntado por aurineideribeiro08, 6 meses atrás

O que é a individualização na filosofia​

Soluções para a tarefa

Respondido por ddsantosgabriel
1

Significa tudo que forma, ou constitui, uma Unidade que não pode ser dividida, pois, se tal ocorrer, deixará de ter a característica fundamente (a integridade) que a caracteriza como tal.  

Durante a Idade Média (e ainda hoje, embora com menos vigor) houve um grande debate de opiniões que ficou conhecido como a “QUERELA dos UNIVERSAIS”.  

Nesse confronto discutia-se se “Indivíduos” seriam apenas os ENTES PARTICULARES, Singulares (por exemplo: este Homem, esta maçã etc.), ou se, também, os “UNIVERSAIS 1” (por exemplo: a brancura, a escuridão, a justiça etc.) poderiam ser considerados como Indivíduos.  

Como já se mencionou acima, durante o Período em que a Filosofia Escolástica (Corrente Filosófica que surgiu a partir da Patrística, a qual, por sua vez, era a filosofia dos Padres da Igreja Católica dos primeiros tempos.  

A principal característica da Escolástica era a intenção de conciliar os dogmas da fé com o Raciocínio ou Razão) atingiu seu auge discutia-se o “quê” exatamente diferenciava um Individuo dos seus semelhantes.  

isto é, é aquela característica (ou o conjunto delas) que torna o Individuo único, diferente de todos os outros, mesmo em relação aos que são de sua Classe ou Espécie.  

É um Sistema de Pensamento que se associa claramente com o Liberalismo*, enquanto faz ferrenha campanha contra as teses que defendem a primazia da Sociedade, do Estado (tidos como repressores) em detrimento da do Individuo.  

No Campo da ÉTICA – é idéia, ou a noção, ou a tese de que os Valores Éticos são criados pelos Indivíduos e que, por isso, projetam ou exteriorizam seus ideários sobre o que é Certo ou Errado.  

HEDONISMO* (antigo) – propunha que cada Individuo perseguisse a satisfação de seus desejos, sem se limitar pelos interesses dos outros.  

Nessa subcorrente encontram-se filósofos célebres como ARISTIPO e EPICURO, mas em relação a esse último, os estudiosos divergem, pois ele pregava a busca do Prazer, do Bem através da Virtude e não a satisfação dos desejos a qualquer custo.  

INDIVIDUALISMO IGUALITÁRIO – Idéia ou a Concepção Ética e Política de que a Sociedade só existe porque os Indivíduos a criaram quando se uniram em busca de maior proteção e abundância de comida através da caça de animais maiores.  

Então, por isso, todos os Indivíduos devem ser considerados e tratados da mesma forma, haja vista, que todos foram criadores, ou mantenedores, da Instituição “Sociedade”.  

Contudo, é uma tendência que para alguns eruditos, não deve ser considerada Filosófica, pois essa Rebeldia estaria mais ligada à certa idade cronológica nos Homens;  

É a rejeição à idéia de que todos os Indivíduos tem o mesmo valor e sejam merecedores dos mesmos direitos ou privilégios.  

Por essa perspectiva, ou ponto de vista, os benefícios NÃO podem ser igualitários, até para que não se promova a letargia, a inaptidão, a covardia, a ,negligência etc.  

Outros estudiosos, com a simples “meritocracia” Capitalista e outros com o fato natural de que “o leão mais forte, come antes e mais do que os mais frágeis”.  

As posições acima, mais outras do gênero, seriam responsáveis pela propagação de idéias racistas, egoístas etc.  

Na Índia, o Sistema de Castas (ilegal, mas de uso rotineiro) tenta reproduzir o que se observa no Universo, onde existem Corpos Celestes “superiores e inferiores”, ou na própria Natureza que ostenta formas de Vidas “superiores e inferiores”.  

uma Tendência que está entranhada e é inerente à Natureza Humana e que só não é plenamente explicitada por restos de Valores Éticos e, principalmente, por medo das represálias que a Sociedade impõe a todos que ousam pensar (ou se manifestar) diferente dos demais.  

Porém, o atual apego à aparência física, ao Consumismo, deixa claro que nem mesmo o que restou da Ética ou do medo dos castigos sociais são suficientes para tornar o Homem um Ser diferente do que é.

Perguntas interessantes