Geografia, perguntado por joelfeitosa4597, 1 ano atrás

O que é a etnobiopirataria?

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
50
A biopirataria é a utilização de recursos naturais de maneira ilegal. Já o etno, que antecede a palavra, quer expressar essa exploração ilegal de recursos por meio de empresas localizadas em regiões desprovidas de tal biodiversidade. Como exemplo podemos citar as empresas químico-farmacêuticas que se concentram no hemisfério norte do planeta. Elas ficam localizadas em regiões onde não há uma grande biodiversidade, fazendo com que países como o Brasil, especificamente a Amazônia, sejam altamente cobiçados devido ao seu grande potencial.
Respondido por ester112311
6

A biopirataria consiste no ato da retirada ilegal de material genético, espécies de seres vivos e exploração da sabedoria popular de uma nação para a exploração comercial em outra, sem pagamento de patente. Essa atividade caracteriza-se principalmente pelo envio ilegal de animais e plantas para o exterior.

O Brasil, por possuir uma enorme biodiversidade, é alvo constante da biopirataria. Segundo a organização não governamental Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, aproximadamente 38 milhões de animais da Amazônia, Mata Atlântica, das planícies inundadas do Pantanal e da região semiárida do Nordeste são capturados e vendidos ilegalmente, o que rende cerca de 1 bilhão de dólares por ano.

Além da biodiversidade, outro fator que contribui para a biopirataria no Brasil é a falta de uma legislação específica. A ação dos “biopiratas” é facilitada pela ausência de uma legislação que defina as regras de uso dos recursos naturais brasileiros.

Perguntas interessantes