História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

O que é a doutrina espirita? E o que ela revela?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
4
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, Contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo).

“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. VI, 4).

O QUE REVELA

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.

Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

Respondido por Usuário anônimo
1
O termo "Espiritismo" (em francês: Spiritisme) surgiu como um neologismo criado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (conhecido por Allan Kardec) para nomear especificamente o corpo de ideias por ele sistematizadas em "O Livro dos Espíritos" (1857). Em virtude da existência de vários pontos em comum, os termos "espiritismo" e "espiritualismo" têm sido muitas vezes usados inapropriadamente como sinônimos.

O termo "kardecista" e "'Kardecismo'", são equivocados, porque o sufixo "'ismo'" significa posse, criação. Como a Doutrina foi organizada ( codificada ) por Allan Kardec, ele não é o criador ou fundador do Espiritismo ( espírito+ismo ) e sim o codificador. O Espiritismo é Universal, assim como são os espíritos, logo esses termos são equivocados quando se referem a Doutrina Espírita. Quem segue a Doutrina Espírita, é denominado "'Espírita '" e sua prática é denominado "'Espiritismo'".Assim, ao seguirem os ensinamentos codificados por Allan Kardec nas obras Fundamentais denominam-se simplesmente "espíritas", sem o complemento "kardecista" ou "Kardecismo".
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.




Perguntas interessantes