O que é a dolarização? Realiza uma breve pesquisa a respeito do tema. Existe alguma país da América Latina que realizou esse processo? Quais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
substituição de moeda nacional pelo dólar dos E.U.A. em qualquer transação comercial.
série de medidas econômicas assumidas por um país que têm como característica principal a substituição da moeda nacional ou o estabelecimento do dólar como referência nas transações comerciais.
"d. da economia"
Explicação:
Foi no ano de 2000 que o então presidente equatoriano Jamil Mahuad decretou a dolarização de seu país. Naquela época, o Equador atravessava uma crise econômica e inflacionária intensa, tendo sido essa a justificativa da adoção do dólar americano como moeda oficial do Equador. Mas quais seriam as possíveis vantagens e desvantagens dessa mudança monetária? E por que o dólar? Vamos entender essas questões a seguir.
Um dos motivos que levam a dolarização (oficial ou informal) é a alta aceitabilidade, conversibilidade e confiabilidade do dólar americano. Isso significa que o dólar é aceito em grande parte do mundo, fácil de ser trocado pela grande maioria das moedas nacionais e perde pouco do seu valor com o tempo. Além disso, os Estados Unidos são a maior e mais sólida economia do mundo atualmente, sendo o país mais seguro para se investir. Portanto, é comum que muitos investidores prefiram apostar nos EUA e ter suas reservas internacionais em moeda americana.
Dolarização é o processo no qual um país abdica de ter sua própria moeda para adotar o dólar. Existem dois tipos de dolarização, a oficial, como o processo ocorrido no Equador, em que um governo decreta que abre mão de ter sua própria moeda em favor do dólar, ou informal, quando o país ainda tem a sua própria moeda, mas o dólar é aceito pela população como moeda nas transações comerciais internas.
Tendo em vista esta distinção, pode-se dizer que outros países da América Latina, como a Argentina, por exemplo, já são informalmente dolarizados. Isso porque a crise econômica lá fez com que os próprios argentinos passassem a aceitar notas de dólar para fugir da desvalorização do peso argentino.