Geografia, perguntado por vitoria1415, 1 ano atrás

O que e a divisão internacional do trabalho? Quais as condições necessária para que ela exista?

Soluções para a tarefa

Respondido por carlitosIII
7
 Conceito que exprime a dispersão das várias atividades económicas por diferentes países. Consiste em cada país abdicar da pretensão de ter todas as atividades económicas e produzir todos os produtos possíveis, adotando antes uma atitude de especialização em apenas alguns setores de atividade económica, segundo o princípio de que cada país deverá fazer aquilo que sabe fazer melhor. 
A divisão internacional do trabalho tem subjacente a ideia de que nenhum país consegue ser competitivo em todos os setores. É devido a este facto que, por exemplo, Portugal se especializou na produção têxtil, o Japão na eletrónica e o Brasil no café.No fundo, o objetivo é o mesmo do da divisão de tarefas numa fábrica: o de proporcionar um elevado grau de especialização a quem as efetua, em ordem à prossecução de objetivos de competitividade. 
Esta divisão não é, naturalmente, arbitrária. Cada país especializa-se nas atividades para as quais se encontra mais vocacionado. Tal depende de fatores tão diversificados como os recursos (naturais, humanos, financeiros, tecnológicos) do país, da sua cultura, etc. 

São necessárias algumas condições. Além do grau de desenvolvimento das forças produtivas e dos diferentes níveis da estrutura econômica, a DIT se relaciona com a diversidade do meio natural e das condições sociais. 
A concepção de DIT está associada à teoria das vantagens comparativas, segundo a qual as trocas comerciais favorecem todos os países participantes. Por isso, seus defensores pregam o livre-comércio internacional, sem qualquer tipo de protecionismo ou de barreira alfandegária. 
No entanto, a aplicação dessa teoria criaria uma situação na qual os países pobres com base agrícola jamais sairiam dessa condição. A criação de indústrias seria limitada por uma concorrência desigual, uma vez que o desenvolvimento das indústrias nos países centrais é maior. Os países que já haviam se industrializado, como a Inglaterra, teriam o monopólio industrial.
resume aí

Perguntas interessantes