História, perguntado por dudinhanovaest, 7 meses atrás

o que e a cultura tupi guaranis ←

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Respondido por marjoriemariabragamo
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Resposta:

A cultura tupi-guarani é formada pelas contribuições dos povos indígenas que falam essa língua. Isso se deve ao fato de que o termo tupi-guarani não designa uma nação específica. Pelo contrário, trata-se de uma expressão genérica que contempla um variado grupo de línguas indígenas encontradas na América do Sul.

Explicação:

Respondido por nicollymariadonascim
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Resposta:

Olá boa noite!!

Tudo bem?

Entt vms la a resposta....

Explicação:

A cultura tupi-guarani é formada pelas contribuições dos povos indígenas que falam essa língua. Isso se deve ao fato de que o termo tupi-guarani não designa uma nação específica. Pelo contrário, trata-se de uma expressão genérica que contempla um variado grupo de línguas indígenas encontradas na América do Sul. O tupi diz respeito à língua Tupinambá, que era falada pelas comunidades indígenas existentes no Brasil quando o território foi colonizado pelos portugueses. Guarani, por sua vez, é a língua falada pelas nações que são encontradas na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil.

Desse modo, para se falar em cultura tupi-guarani é preciso recorrer a diversas fontes históricas e documentais que possam dar conta dos modos de vida, crenças e costumes desses povos. Nesse sentido, é importante ressaltar que os guaranis que vivem no território nacional se dividem em guarani-kaiowá, guarani-ñhandeva e guarani-m'byá. E apesar de possuírem mesma origem histórica, linguística e cultural, esses povos possuem especificidades no uso da língua, práticas religiosas e uso de tecnologias para se relacionar com o meio ambiente.  

A relação com a natureza na cultura tupi-guarani  

De modo geral, é possível dizer que os valores presentes na cultura tupi-guarani não são totalmente distintos daqueles que são encontrados em outras populações indígenas. Nesse sentido, é importante ressaltar a forte relação que essas comunidades possuem com o ambiente em que vivem. Antes da colonização do território nacional, era unicamente da natureza que as comunidades indígenas retiravam sustento, proteção e cura física e espiritual.  

Era na natureza que esses povos encontravam alimentos, fosse através da caça, pesca ou coleta dos frutos das plantas conhecidas; artefatos para produção de armas, vestuário, ornamentações e habitações; e também as plantas medicinais que eram usadas no tratamento de lesões e nos processos de adoecimento físico e mental.  

Na cultura tupi-guarani, a relação com o meio ambiente também estava intrínseca ao âmbito religioso. Isso porque um traço da cultura indígena no Brasil é o xamanismo. Esses povos realizam práticas de cunho etnomédicos, religiosos, mágicos e filosóficos que têm como central a conexão entre os animais, as plantas e o próprio homem. Nessa perspectiva, são realizados processos de cura, transe, transmutação e contato entre corpos e espíritos. E a figura do pajé é central para condução desses processos.  

Inclusive, é principalmente por conta dessa intrínseca relação com a terra que, desde o período colonial até os dias de hoje, os indígenas enfrentam uma série de violências cometidas pelos não-índios. Na história do povo Guarani, a exploração da erva-mate, a criação de gado, o cultivo de soja e da cana-de-açúcar aparecem como os principais elementos que colocam sua cultura e modo de vida em conflito com os interesses econômicos adotados pelo país.  

Grupo de índios participam de reunião

Os guarani-kaiowá são um dos povos que mantém a cultura tupi-guarani . (Imagem: Flick)

A mitologia  

A cultura tupi-guarani também é permeada por um conjunto de mitos a partir dos quais podemos observar como se dão as relações espirituais das comunidades indígenas com as forças da natureza. Essas crenças foram subalternizadas pelos povos europeus durante o processo de colonização e usadas pelos jesuítas para estabelecer conexões com a fé cristã e, assim, impulsionar o processo de catequização. Entre os personagens que integram a mitologia tupi-guarani estão:  

Nhanvecuruçu - é considerada a entidade mais antiga do universo, cuja existência precede a própria criação;  

Tupã - este teria sido o criador do universo. É considerado o deus do clima e se manifesta através dos trovões;  

Jaci – em algumas culturas ela é apontada como esposa de Tupã e teria auxiliado na criação do universo e dos homens, sendo responsável por ter dotado o universo de beleza;  

Iara – na cultura tupi-guarani é ela quem protege as formas de vida aquática. Ela é descrita pelos mitos como uma sereia de cabelos verdes que vive no Rio Amazonas;  

Caaporã - em muitas narrativas é representado como Caipora ou Curupira. Ele é o responsável pela proteção dos seres que vivem na terra, por isso livra os animais dos caçadores.

Espero ter ajudado bons estudos!!!

Ass:Nicollyhs

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