o que e a circulação sanguínea?
Diferencie a pequena circulação (circulação pulmonar) da grande circulação ( circulação geral) .
Soluções para a tarefa
A passagem ininterrupta de um líquido num circuito tubular fechado exige a presença de uma bomba em algum ponto desse circuito.
No caso da circulação do sangue, há dois circuitos diferentes: o pulmonar e o sistêmico. A pequena circulação se estabelece entre o coração e os pulmões. A grande circulação liga o coração às demais partes do organismo.
Para o funcionamento simultâneo dos dois circuitos são necessárias duas bombas. O coração é uma bomba dupla: sua metade direita encarrega-se da circulação do sangue no circuito pulmonar; a metade esquerda, na grande circulação.
Assim, o sangue venoso, isto é, que já alimentou todos os tecidos do organismo e já lhes forneceu oxigênio, chega ao coração pelas duas veias cavas (superior e inferior). Entra pelo átrio direito do coração e, quase imediatamente, passa para o ventrículo direito. Este encarrega-se de encaminhá-lo aos pulmões, onde o sangue sofre uma depuração: perde o gás carbônico resultante das queimas celulares nos vários tecidos do corpo e ganha novo suprimento de oxigênio para redistribuir ao organismo.