O que é a cidade apresentava na vida religiosa dos Maias?
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Resposta:
Os maias vivem na América Central por cerca de 3000 anos. Vivem sim, pois os espanhóis não conseguiram exterminar por completo este povo. Eles começaram a habitar a região sul do México por volta do ano 1000 a.C. e muitos de seus descendentes vivem próximos aos locais onde hoje temos vários sítios arqueológicos.
Estima-se uma população de 2 milhões de maias espalhados pela região, compreendendo os territórios do México, Guatemala, São Salvador e Honduras.
A civilização maia desenvolveu-se em 3 períodos históricos:
Pré-maia (aproximadamente 3000 a.C. até 317 d.C.)
Época que permanece um tanto quanto obscura para os historiadores e arqueólogos até o ano 1000 a.C., quando começou na América Central um grande crescimento populacional, em parte pelo aumento significativo da produção de milho — base da alimentação do povo — e a formação de grande aglomerados populacionais, originando as primeiras cidades maias.
É neste período que foram construídas as cidades de Tikal, Palenque, Copán e Uaxactún, entre outras.
Nesta época ainda não existia uma unidade imperial, estas cidades funcionavam como cidades-estado independentes. Algumas em algum momento formaram ligas que, para comparação, eram bem parecidas com as ligas criadas pelas cidades gregas lá na chamada “Antiguidade Clássica”.
Antigo Império (317 a 987)
Neste período as cidades maias formaram um estado centralizado, e governado por um monarca semidivino, que era o proprietário nominal de todas as terras que eram cultivadas e que também determinava o trabalho obrigatório, durante uma época do ano, para toda a população.
Mesmo com esta unidade regida por um poder teocrático, as cidades ainda tinham relativa liberdade, o que vai motivar o estabelecimento do…
Novo Império (987 a 1697)
No Novo Império as cidades reconquistaram a independência e voltaram a formar as cidades-estado. Mas esta independência das cidades não modificou a cultura comum do povo maia. As diferenças culturais quando existiam, eram imperceptíveis. No entanto, essa desagregação facilitou o domínio espanhol.
Sociedade e Economia
Nas cidades viviam os nobres — classe formada pela família real, chamados de “aqueles que possuem pai e mãe”. Havia também os sacerdotes, os comandantes militares e os funcionários do império que cuidavam da administração e cobrança de impostos.
A base da sociedade era formada pelos trabalhadores urbanos, os artesãos e os camponeses, que além do trabalho e do pagamento de impostos, ainda prestavam serviços militares em épocas de conflito.
A base da economia era a agricultura, principalmente a plantação de tubérculos, milho e feijão. Cultivavam também algodão, tomate, batata e cacau. A maior parte destas plantações pertenciam ao Estado, e os camponeses prestavam serviços em uma parte do ano nestes locais. Possuíam técnicas avançadas de irrigação, mas também faziam uso das queimadas, o que causava o esgotamento precoce do solo.
Segundo alguns estudos arqueológicos, foi a partir do ano 1000 a.C., com a introdução do milho “maís” que os maias passaram a destinar seus trabalhos públicos para a construção dos templos e cidades, entre outras obras públicas, pois este milho não dependia de técnicas muito elaboradas para o cultivo, tomando rapidamente o lugar de produto-base da alimentação maia, o que também acarretou em um desenvolvimento agrícola mais lento da região.
É aquela coisa: com abundância de alimento, sobra tempo para outras atividades laborais.
Religião, cultura e arte
Chichén-Itzá. As pirâmides maias eram o centro religioso das cidades.
Chichén-Itzá, a pirâmide da foto acima, é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco, e foi eleita uma das 7 novas maravilhas do mundo, assim como Machu Pichu, obra-prima da arquitetura inca. A arte maia, assim como todos os outros povos pré-colombianos, tem ligação direta com a religião local.
A religião era politeísta, e os maias acreditavam em vários deuses e davam valores humanos aos fenômenos da natureza, além de deificar vários elementos naturais — animais, plantas, pedras e minerais — que eram identificados como deuses.
A religião também era dualista — tinham noção de bem e mal — , e estes deuses frequentemente lutavam entre si. Com frequência realizavam sacrifícios humanos para aplacar a ira dos deuses.
Assim como os egípcios, os maias também tinham uma escrita baseada em desenhos e símbolos. Registravam com esta escrita os acontecimentos, contagem dos impostos, colheitas, guerras e datas. Tinham um calendário baseado nas fases da Lua, e outro que registrava o tempo de acordo com a posição do planeta Vênus.