O que é a biologia marinha? Quais são os fatores ambientes mais importantes para sua PRESERVAÇÃO?
Soluções para a tarefa
Geologia marinha ou oceanografia geológica também conhecida como oceanografia abiótica é o estudo da formação e estrutura do fundo do mar. Estuda a sedimentologia, a geomorfologia, a geofísica a geoquímica e os processos morfodinâmicos marinhos e costeiros.[1] Agrange os oceanos, a faixa de praia e a interação destas com o mar e o processo de erosão marinha. A geologia marinha tem fortes ligações com a geofísica e a oceanografia.
Biologia Marinha
A biologia marinha é uma ciência que estuda os processos biológicos e sua relação com o meio ambiente dos organismos aquáticos marinhos, desde o microscópico ao macroscópico, com aplicações na conservação dos recursos naturais e sua relação com o homem.
Fatores Bióticos e Abioticos do Ambiente Marinho:
1) Fatores Bióticos: são aqueles relacionados aos seres vivos que habitam um biótopo e as relações que são estabelecidas entre eles, e eles são: fitoplâncton, algas, plantas aquáticas, animais marinhos, fungos e bactérias.
2) Fatores Abióticos: são os componentes não vivos que formam o ambiente em que os organismos subsistem em uma corrente, e eles são: Sol, ar, correntes, relevo, água, material em suspensão, grau de salinidade, temperatura, clima e pressão
Ecología e Preservação dos Ambientes Marinhos
O ambiente marinho é composto por um imenso número de organismos e ambientes que proporcionam uma enorme riqueza biológica e ecológica. Algumas atitudes irresponsáveis por parte do ser humano comprometem a sobrevivência dessa biodiversidade.
O ambiente marinho é um dos responsáveis pela geração de alimentos para diferentes cadeias alimentares, além de purificar o ar do meio ambiente, porque os ecossistemas costeiros e marinhos são reservas de dióxido de carbono (CO2), é por isso que sua conservação e preservação é importante. como ferramentas naturais contra as alterações climáticas.
Formas de Poluição e de Impacto sobre as Comunidades Marinhas
Alguns dos poluentes mais comuns derivados da atividade humana são pesticidas, herbicidas, fertilizantes químicos, detergentes, hidrocarbonetos, águas residuais, plásticos e outros sólidos. Muitos desses poluentes se acumulam nas profundezas do oceano, onde são ingeridos por pequenos organismos marinhos pelos quais entram na cadeia alimentar global.
Resíduos sólidos, como sacos, espuma e outros resíduos despejados nos oceanos a partir de terra ou de barcos no mar acabam sendo frequentemente o alimento de mamíferos marinhos, peixes e pássaros que os confundem com alimentos, com conseqüências muitas vezes desastrosas.
Você pode ler mais em:https://brainly.com.br/tarefa/4035501