O que dizia o "Princípio da Legitimidade" ?
Soluções para a tarefa
O princípio da legitimidade é o modo como um governo, seja ele qual for, justifica a sua própria existência e a sua estrutura de poder.
Na Monarquia era a relação entre uma família, que passava o poder de geração em geração, com o aval do Clero. Na Grécia Antiga era o domínio do discurso - sendo tão melhores políticos quanto mais convencessem - e nas democracias contemporâneas é o voto.
Qualquer mecanismo social que sirva a este propósito é, assim, um princípio de legitimidade.
O princípio da legitimidade do poder foi uma concepção na qual a norma de uma ordem jurídica legaliza o poder para determinado indivíduo, cargo ou função governamental, segundo a concepção de Kelsen.
Para ele, legitimidade liga-se diretamente com a legalidade. Já para Max Weber a legitimidade do poder se dá a crença em uma tradição, o carisma daquele que detém o poder e, por último, a legalidade, que é fundamentada pela razão.
Há muitos líderes que mantém o poder em função de uma tradição, tal como chefes tribais; também aqueles que ascendem ao poder pelo seu carisma e persuasão, do mesmo modo que há o processo legal que legitima o poder.