Química, perguntado por CarolinaMuniz, 1 ano atrás

"O que diferencia um veneno de um remédio é a dose" faça um pequeno texto explicando a afirmação.

Soluções para a tarefa

Respondido por douglaslicio
9
Costuma-se dizer que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Uma certa verdade dessa afirmação está na origem grega do termo fármaco, usado tanto para designar a substância capaz de curar como aquela que pode levar à morte. Recentemente a VEJA anunciou um novo medicamento contra o diabetes - um produto obtido da altamente mortífera saliva do monstro-de-gila. A prática desse tipo de recurso é antiga. Atribui-se a Hipócrates, cognominado pai da medicina, o tratamento de úlceras à base de arsênico, substância que hoje é empregada na terapia de diversos males. O assunto pode render boas pesquisas sobre a proveniência e as indicações de produtos químicos que têm esse duplo efeito sobre nosso organismo. Lembremo-nos também, que o uso de plantas com princípios ativos perigosos capazes de se converter em medicamentos de acordo com a dose ministrada ou conforme a substância com que sejam combinados já é bem explorado pela comunidade científica. Ressaltamos que muitas dessas práticas são antigas e têm origem em diversas partes do planeta. Um outro exemplo é do veneno da jararaca que são extraídas substâncias úteis para o tratamento de problemas vasculares e hipertensão, ou seja, veneno da jararaca é toxico, mas que em dose fracionadas é utilizado pra tratamentos em forma de medicamento. Dose é quantidade da substância que é ingerida, inalada ou absorvida pela pele. Resposta é a reação tóxica, por exemplo, uma dor de cabeça ou uma doença ocupacional. Todas as substâncias são tóxicas. A dose correta é que diferencia um veneno de um remédio.

Bom, tentei ser o mais explícito possivel pra o compreendimento dessa diferença. Bjo e espero ter cooperado com seu trabalho escolar. ;)

CarolinaMuniz: Nossa, muito bem explicado e resumido, super fácil de se compreender! Me ajudou muito, obrigada mesmo! :)
douglaslicio: nossa sério? quem bom que fui útil a você Carolina. disponho! ;)
Perguntas interessantes