Biologia, perguntado por rmcrf702, 8 meses atrás

O que diferencia os três tipos de fermentação?

Soluções para a tarefa

Respondido por NatieleChartanovicz
0

Resposta:

Olá!!

A fermentação é um processo no qual ocorre a quebra da glicose sem nenhum consumo de oxigênio. É, para os organismos anaeróbios, o único meio de obtenção de energia, pois eles não possuem enzimas responsáveis pelas reações químicas do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória. Alguns organismos que realizam a fermentação são as bactérias causadoras do tétano, do botulismo e do levedo de cerveja.

A fermentação láctica é assim chamada porque as bactérias que a fazem produzem ácido láctico, que coagula o leite, transformando-o em coalhada ou em iogurte.é realiza A fermentação alcoólica da por um fungo unicelular, também chamado de levedo de cerveja ou fermento de padaria, cientificamente chamado de Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é utilizada na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, aguardentes, etc.) e na fabricação de pães (na qual o gás carbônico é o responsável pelas bolhas que tornam a massa mais macia).

A fermentação acética É realizada por bactérias do tipo acetobacter. Nesse processo também é liberado gás carbônico. A fermentação acética é usada industrialmente na fabricação do vinagre.

De um modo geral, podemos dizer que os processos de fermentação citados possuem um saldo de duas moléculas de ATP por molécula de glicose utilizada no processo. A fermentação aproveita apenas parcialmente a energia da glicose, pois as moléculas de álcool etílico, ácido láctico e ácido acético armazenam energia em suas moléculas, pois utilizamos o álcool etílico como combustível nos carros. Repare que a fermentação láctica não libera CO2, ao contrário das fermentações alcoólica e acética.

espero ter te ajudado!!!:)

Perguntas interessantes