Biologia, perguntado por lunagabriela1034, 1 ano atrás

o que diferencia esses seres vivos de todos os outros platelmintos , nematelmimtos e anelidros (resumindo)

Soluções para a tarefa

Respondido por JennyCristiny13
1

Mitose: Na mitose, o material genético (DNA) em uma célula é duplicado e dividido igualmente entre duas células.

A célula divisória passa por uma série de eventos chamada ciclo celular. O ciclo celular mitótico é iniciado por sinais que indicam que é necessária a produção de novas células, como em processos de crescimento.

No corpo humano, as células somáticas se replicam por mitose. Exemplos de células somáticas incluem células de gordura, células sanguíneas, células da pele ou qualquer célula do corpo que não seja uma célula sexual. A mitose é necessária para substituir as células mortas, células danificadas ou células com curtos períodos de vida.

Meiose: A meiose é o processo pelo qual os gametas (células sexuais) são gerados em organismos que se reproduzem sexualmente. Os gametas são produzidos em gônadas masculinas e femininas e contêm metade do número de cromossomos das células originais.

Novas combinações de genes são introduzidas em uma população através da recombinação genética que ocorre durante a meiose. Assim, ao contrário das duas células geneticamente idênticas, como acontece mitose, o ciclo celular meiótico produz quatro células que são geneticamente diferentes.

Embora ambos os tipos de divisão celular sejam encontrados em muitos animais, plantas e fungos, a mitose é mais comum do que a meiose e possui uma variedade maior de funções.

A mitose é responsável pela reprodução assexuada em organismos unicelulares, mas também é o que permite o crescimento celular e o reparo em organismos multicelulares, como humanos.

Na mitose, uma célula faz um clone exato de si mesmo. Este processo é o que está por trás do crescimento dos humanos, da cura de cortes e lesões, e até mesmo a regeneração de pele, membros e partes de animais como lagartixas e lagartos.

Já a meiose é um tipo mais específico de divisão celular que resulta em gametas, óvulos ou esperma, que contém metade dos cromossomos encontrados em uma célula-mãe. Ao contrário da mitose, a meiose tem um propósito único mas significativo: auxiliar a reprodução sexual. É o processo que permite que os filhos tenham genes em comum com os pais, mas que sejam diferentes deles.


mdududa: Achei que era um resumo
Perguntas interessantes