O que difere a divisão do trabalho na indústria capitalista das formas de distribuição anteriores do trabalho??
Soluções para a tarefa
claro q continua sendo injusto pois os donos das indústrias ganham muito mais pela produção mas ainda assim é o meio q melbor deu certo.
O gabarito é dado pela letra E.
Basicamente, a principal diferença se dá pela especialidade na realização do trabalho. No mundo moderno, a divisão do trabalho contribui efetivamente para o aumento da produtividade dos bens de consumo.
Como consequência disto, o trabalhador fica cada vez mais alienado em seu trabalho, muito por conta da influência exercida pelo meio em que ele vive. Para Marx, o grande beneficiário de todo o ciclo produtivo é o capitalista, que é dono dos meios de produção (como o capital, terra e máquinas).
Segue o restante da questão.
(...)
a) A formação de associações de ofício que criaram o trabalho assalariado e a padronização de processos industriais.
b) A realização de atividades produtivas sob a forma de unidades de famílias e mestres, o que aumenta a produtividade do trabalho e a independência individual de cada trabalhador.
c) O exercício de atividades produtivas por meio da divisão do trabalho por idade e gênero, o que leva à exclusão das mulheres do mercado de trabalho.
d) O controle do ritmo e da distribuição da produção pelo trabalhador, o que resulta em mais riqueza para essa parcela da sociedade.
e) A subdivisão do trabalho de cada especialidade produtiva em operações limitadas, o que conduz ao aumento da produtividade e à alienação do trabalhador.
Cuide-se bem!