Geografia, perguntado por geovannachagasbarbos, 9 meses atrás

O que devo dizer em uma apresentação sobre mineração da África

⚠️⚠️⚠️ me ajudeeem ⚠️⚠️⚠️

Soluções para a tarefa

Respondido por garrafasoneca895
1

Resposta:

 Os recursos naturais e ambientais da África que incluem terras, minérios, gás, petróleo, madeira, águas territoriais, entre outros, têm sido o alvo da persistente luta  pelo continente. Os recursos naturais costumam ser o foco da briga por África.

 O setor extrativo da África, em especial as jazidas e o petróleo, tem sido  principal dos fluxos do FDI (Investimento Estrangeiro Direto) para a África e é uma das áreas em que o deslocamento de comunidades inteiras e a desapropriação para milhões de moradores rurais do acesso a terra através do processo de acumulação capitalista que se revela claramente. A desorganização de suas relações sociais e econômicas permanece como uma característica permanente das comunidades de áreas de extração de petróleo e minerais na África.

 A extração de recursos envolve várias etapas que incluem prospecção, preparação do local e desenvolvimento,  produção,  processamento bem como desativação. Cada etapa exige vastas extensões de terra para facilitar a extração e o refinamento desses recursos.

 Entre 1990 e 1998, uma única mina a céu aberto em Tarkwa, Gana Ocidental deslocou um total de 14 comunidades com uma população de mais de 30.000 pessoas. Esse deslocamento implicou a perda líquida de 7000 empregos na área uma vez que as pessoas perderam o acesso às terras e também não podiam ser empregadas pelas mineradoras devido a não serem aptas para o trabalho.

 Os diferentes tipos de capital concorrendo por terras na África, isto é, terra para a produção local versus  terra para a produção de alimentos e exportação a mercados estrangeiros; terra para plantações para biocombustíveis; e terra como título de garantia para a atividade financeira no mercado que inclui a comercialização e a especulação afasta os agricultores da produção local,  e mina o potencial crescimento e desenvolvimento da agricultura local, o sustento e o sentido da propriedade comunal.

 Na África, em especial na África subsaariana, a maior parte das pessoas ainda vive em áreas rurais, onde cultivam lavouras e criam animais ou obtém outros sustentos da terra e de atividades relacionadas com ela. A terra é assim um recurso natural e ambiental para eles vital e indispensável. Além de ser um fator de produção, provisão de valores, local para abrigo e lazer, e eliminação de resíduos para animais e seres humanos, a terra é também um objeto que define uma constelação de relações sociais e políticas nas comunidades rurais.

Espero que isso possa ajuda - la!! :)


geovannachagasbarbos: Ajudoooou muiito
Perguntas interessantes