História, perguntado por layssa40, 1 ano atrás

o que determinava o tratado de navegação e e comercio de 1810 firmado entre o governo de D .joão e a Inglaterra?

Soluções para a tarefa

Respondido por bokomoko
6
A situação é a seguinte.

No início do século XIX (ou seja, 1800 e pouquinho) a França e a Inglaterra andavam as turras. Os ingleses já estavam expandindo o seu poder mas ... tinham tomado uma dura dos americanos que haviam se tornado indenpendentes em 1776 (pouco mais de 20 anos atras e o terror comeu na guerra da independencia). Lembre-se, guerra custa dinheiro e mata pessoas, entao a Inglaterra tava numa bad.

E a França ? Ahhh, a França, também num tava muito bem não. Revolução Francesa e o foi o maior horror que rolou solto. Morte, desgraça. Menos de 11 anos atras. 

Como se não bastasse essas duas coisas, Napoleão, sim, o baixinho invocado, tava tocando o terror lá na Europa. Num tinha guerra que o Napoleão entrasse que ele num ganhasse. Napoleão, ameaçava tudo quanto era país e dois países razoavelmente ricos naquela época eram a Espanha (que  era dona de quase metade da américa do sul onde tinha "la plata") e o Portugal, que era dono do Brasil, uma fonte de riquezas que tinha tudo: cana de açucar (do nordeste), ouro e diamantes(da região de minas), tinha gente boa, samba café e futebol (mentira, samba, café e futebol foi muito tempo depois). Mesmo assim, Portugal tava rico, Espanha também então Napoleão num teve dúvida e partiu para cima da península Ibérica, tomou conta logo da Espanha e era só uma questão de tempo tomar Portugal.

O rei de Portugal, que era muita coisa menos burr0 (e corajoso) deu no pé antes das tropas de Napoleão sequer chegarem perto. Fugiu com corte e tudo para o Brasil em 1808. Correndo o risco de perder tudo, ele fez logo um acordo com a Inglaterra para liberar geral o comércio com esse país. Portugal era rico mas num tava assim riiiiiico mesmo. Era meio um Eike Batista, meio de poser de rico, saca ?  E como os ingleses eram os inimigos mortais de Napoleão, os portugueses disseram "Vamos dar um troco e virar amigo do inimigo do nosso inimigo". 

Veja só, Brasil era colönia de Portugal então pela lei só podia comercializar seus valiosos produtos com Portugal. Só que o Portugal "lógico" veio para o Brasil, a corte toda veio. Teve até seriado de tv "1808" recentemente contando a história. Então essa foi a origem do tratado.

Para o Brasil foi bom, pois a grana começou a rolar direto entre Inglaterra e Brasil. Antes os valores auferidos pelo comércio ficavam todos em Lisboa. 

Que tal ? Num é massa essa história ? 


Perguntas interessantes