o que desperta a arte cinematográfica no ser humano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A vontade de ver coisas que as vezes não são possíveis na vida real
ESPERO TE AJUDADO
Resposta:
Há mais de uma forma para se conceber o homem como um ser cinematográfico. A primeira delas é sustentada por Rivera (2008), expondo que o homem, mais que cinematográfico, pode ser especular, porque só consegue compreender a realidade a partir do enquadramento dado pela sua fantasia. O exterior não seria realidade, mas sim ficção.
Análogo ao cinema, não importa se as imagens e cenas relatadas pelo analisando são lembranças ou fantasias, pois o que se mostra relevante é que as imagens marcam, perturbam, atraem ou afastam o cliente.
Conceitos psicanalíticos, tais como figurabilidade, condensação, deslocamento, pensamentos oníricos, podem, guardadas as devidas proporções, aproximar- -se dos cortes, flashbacks, enquadramentos, planos, montagem, fade-in, fade-out, fusão, sequências, entre outros.
Dessa forma, acreditamos que a compreensão da ligação cinema-sonho nos deixe mais próximos de entender por que existem
filmes que nos acalmam, outros que nos despertam e ainda aqueles que, assim como diz Rivera (2008), nos olham e nos interrogam. É a forma como o inconsciente do outro se manifesta no filme e entra em contato com o nosso próprio inconsciente através
da linguagem de imagens, sendo absorvido por ele e realocado, seja por meio da identificação ou do reconhecimento, que faz com que os filmes nos toquem de tantas formas diferentes para cada indivíduo. E é por isso que alguns nos tocam mais profundamente, eles mobilizam nossas representações que se modificam conforme as dinâmicas do psiquismo, mudando a economia psíquica. É como se ambos os inconscientes – relativo ao filme e relativo ao indivíduo que o assiste – entrassem em contato.
Explicação: