o que desigualdade e exclusão para o sociólogo Boaventura de Souza Santos e como ambas estão presentes na vida dos migrantes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Boa Ventura, a desigualdade e a exclusão têm na modernidade um significado totalmente distinto do que tiveram nas sociedades do antigo regime. Dentro da história, a igualdade, a liberdade e a cidadania são reconhecidas como princípios emancipatórios da vida social. A desigualdade e a exclusão têm, pois, de ser justificadas como observações ou incidentes de um processo social que lhes não reconhece legitimidade, em princípio, com isso perante elas, a única política social legítima é a que define os meios para minimizar uma da outra, a partir do momento em que o paradigma da modernidade converge e se reduz ao desenvolvimento capitalista, as sociedade modernas passaram a viver da contradição entre os princípios de emancipação, que continuaram a apontar para a igualdade e a integração social e os princípios da regulação, que passaram a gerir os processos de desigualdade e de exclusão produzidos pelo próprio desenvolvimento capitalista.
Explicação:
A desigualdade entre o capital e o trabalho, a exclusão do interdito, o racismo e o sexismo foram construídos socialmente enquanto princípios de hierarquização social no âmbito das sociedades nacionais metropolitanas e de algum modo foi nesse espaço-tempo que foram acolhidos nas ciências sociais.