O que descobrimos através do corpo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
meu pequeno jovem eu não sei sinto muito
Explicação:
espere que alguém mais inteligente lhe responda
Resposta:
Todos os sentidos do nosso corpo são extremamente importantes, pois eles permitem a percepção dos diversos estímulos do meio. O tato, um desses sentidos, possibilita a percepção das texturas, da temperatura, da pressão, entre outras sensações.
Diferentemente de outros sentidos, o tato não é percebido apenas em partes específicas. O toque é sentido em praticamente toda a superfície do corpo, com destaque para áreas como a ponta dos dedos, a palma das mãos e os lábios. Entre as partes com menor sensibilidade, podemos destacar a pele das costas.
Na pele existem diversos receptores que possibilitam a captação dos vários estímulos externos, tais como a pressão, o calor, o frio e a dor. Esses receptores podem ser classificados em mecanorreceptores, termorreceptores e receptores de dor. Os mecanorreceptores são aqueles que respondem a estímulos mecânicos, como a pressão. Já os termorreceptores estão relacionados com a percepção da variação da temperatura.
Normalmente os toques leves na pele são percebidos por terminações nervosas conhecidas como corpúsculos de Meissner e discos de Merkel. As pressões mais fortes são percebidas por receptores chamados de corpúsculos de Pacini. Existem ainda as chamadas terminações nervosas livres, que são as mais numerosas e que permitem a percepção de sensações como dor, sensibilidade e temperatura.
Através do tato, podemos perceber, por exemplo, que um objeto é pontiagudo
Se não fôssemos capaz de sentir o meio através do tato, correríamos sérios riscos. Imagine, por exemplo, que você encoste em um prego pontiagudo. Você só retira a mão do local por que sente a dor, não é mesmo? Caso não conseguíssemos sentir, nossa mão poderia sofrer graves ferimentos sem que sequer notássemos.
Além disso, o tato permite-nos sentir quando um carinho é dado, além de mostrar a força que pode ser aplicada em determinado objeto, por exemplo. O tato é tão importante que em pessoas cegas pode “funcionar como a própria visão”.
Pessoas com deficiência visual frequentemente aprendem a ler utilizando o tato. O sistema conhecido como Braille baseia-se em pontos em alto-relevo que simbolizam as letras e os números. Para ler a mensagem, basta a pessoa passar os dedos sobre o papel e desvendar a simbologia.