História, perguntado por claudiarechm, 7 meses atrás

o que demonstra a postura dos súditos diante ao rei

Soluções para a tarefa

Respondido por franbr2007
1

Ao chegar, Dom João decreta a abertura dos portos às nações amigas (que desde sempre estiveram fechados para evitar a quebra do exclusivo comercial Colônia-Metrópole) para que pudessem ter continuidade de comércio, que antes tinha lugar em Portugal, pelo Brasil. A Inglaterra foi a principal beneficiária da medida garantida a entrada de seus manufaturados e aos proprietários rurais produtores de bens destinados à exportação que se livraram do monopólio comercial da Metrópole. Houveram várias reivindicações de comerciantes que conseguiram algumas concessões da Coroa. A transferência da sede da monarquia portuguesa para o Brasil mudou o quadro das relações internacionais no contexto da América do Sul. A política externa de Portugal passou a ser decidida () na Colônia, instalando-se no Rio de Janeiro o Ministério da Guerra e Assuntos Estrangeiros. (…) A vinda da família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da Colônia para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade. A presença da Corte portuguesa no Brasil representou uma circunstância absolutamente sem precedentes na história moderna da humanidade, criando fato consumado de difícil reversão. A estrutura administrativa concebida para viabilizar o funcionamento do governo português no Brasil naturalmente incluiu o estamento militar. Nesse campo, a ação mais importante foi a criação da Academia Real Militar, posta a funcionar em 23 de abril de 1811.

Após chegar ao Brasil, o Príncipe Regente D. João interveio militarmente na Guiana Francesa, conquistando Caiena, em represália à invasão de sua pátria. No sul, em 1816, foi invadido o território uruguaio, decorrendo daí sua posterior incorporação ao Reino Unido do Brasil, com o nome de Província Cisplatina.

Concretizava-se, assim, velho sonho português, acalentado desde a fundação da Colônia do Sacramento.

A chegada da família real portuguesa ao Brasil foi um marco para a sociedade colonial, pois jamais qualquer rei europeu havia sequer visitado alguma colônia, quanto mais se transferir e passar a viver, e governar, em uma. A ocasião era merecedora de intensos festejos, que ocorreram durante uma semana, saudando a chegada da família real. Logo após esta semana, o príncipe regente tomou a primeira e uma das maiores decisões do período em que permaneceu no Brasil. Em 28 do mesmo mês, os portos brasileiros foram abertos às nações amigas. Tal evento, para muitos historiadores, caracteriza o fim do pacto colonial e o primeiro passo de nossa independência. Esta interpretação se apóia na noção de que o pacto colonial, medida econômica básica do mercantilismo, e que previa que a colônia exportaria suas riquezas exclusivamente para a metrópole, fora demolido através do ato régio.


franbr2007: Espero ter Ajudado :)
Respondido por vasconcelosrafakelly
1

Resposta:

Explicação:

Perguntas interessantes