História, perguntado por Mateusb2016, 1 ano atrás

o que defendia a doutrina Calvinista?

Soluções para a tarefa

Respondido por NicoleRamires
30
O Calvinismo foi a doutrina protestante criada por João Calvino no século XVI, fruto de suas observações e aprofundamento na doutrina criada porMartinho Lutero.

Calvino cria uma nova proposta religiosa e a implementa primeiramente em Genebra, na Suíça. Na França, os seguidores são chamados de huguenotes, na Inglaterra, de presbiterianos.

O calvinismo, desde meados do século XVII, era a corrente protestante mais numerosa da Inglaterra, tendo como destaque os puritanos representados principalmente pela média burguesia, contrária à religião anglicana, também protestante. Os presbiterianos tinham um comportamento mais moderado, compostos pela alta burguesia e por latifundiários.

Os anabatistas constituíam o grupo mais radical. Eram formados por artesãos e camponeses pobres. Além de sofrerem perseguição pelos anglicanos, eram discriminados pelos puritanos que consideravam a pobreza como expressão da falta de graça divina, ou seja, da perdição.

O Calvinismo tem como principal temática a predestinação, que segundo a teologia, o homem foi criado por Deus com um destino traçado, ou seja, a condenação ou a salvação.

No seio da sociedade moderna em que foi concebida a Reforma Prostestante, essa teologia criada por Calvino foi amplamente aceita por grupos insatisfeitos com a Igreja Católica, tal como a nobreza e a burguesia, já que a posse de terras da Igreja e a luta desta contra a cobrança exagerada de lucros por parte dos burgueses, vinha sendo duramente atacada.

Daí, o aumento dos seguidores do Calvinismo justamente nestes setores, já que os burgueses vão defender que quanto mais “privilegiada” uma pessoa fosse (os mais ricos, com mais posses) seriam então as pessoas escolhidas para a salvação. E, ao contrário disto, os pobres e desafortunados eram escolhidos para a perdição.

Ia-se contrário ao pensamento católico do livre-arbítrio, onde o indivíduo, por sua própria liberdade e autonomia sobre seus atos tecia sua condenação ou salvação.

Embora os burgueses se valessem dessa teoria calvinista, muitos não largaram de fato a religião por ainda temerem os castigos divinos.

A doutrina calvinista ainda era mais rígida do que a luterana, pois não admitia que seus adeptos ostentassem luxo ou riqueza, jogassem cartas ou dançassem em bailes. Também deveriam se vestir com moderação e sobriedade.

Como no movimento luterano, os calvinistas aderiram apenas a dois dos sacramentos da Igreja Católica: o batismo e a Eucaristia.

Perguntas interessantes