Português, perguntado por marcelasaru, 1 ano atrás

O que dá ensejo à coluna de hoje é uma curiosa frase publicada nesta semana em um jornal paulista. O texto do jornalista dizia o seguinte: "O astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes pode embarcar para a Estação Espacial Internacional em uma espaçonave russa. Pontes deveria viajar com os americanos, onde treina desde 98, mas problemas nos dois países tornaram isso pouco provável." A estranheza da construção acima advém do emprego equivocado da palavra "onde" (no caso, um pronome relativo), que deveria retomar uma expressão de lugar, mas não o faz.

Na verdade, o "onde" remete a uma ideia de lugar que não está explicitada no período, ou seja, a de que Pontes treina nos EUA. A melhor correção, entretanto, seria a substituição desse termo por "com quem" – afinal, Pontes treina com os americanos. A palavra "quem" (pronome relativo) deve ser precedida pela preposição que completa o sentido do verbo "treinar", pois o pronome "quem" retoma o antecedente "americanos". Assim, Pontes deveria viajar com os americanos, com quem (ou com os quais) treina.

Vejamos outro fragmento, também extraído de jornal. "Versos, anedotas, provérbios, pilhérias, em todas as línguas do mundo, tornam a sogra objeto de ridículo feroz (...). Era o mesmo entre gregos e romanos e será difícil encontrar um povo onde a sogra não seja tema de perversidade e raiva constantes". Mais uma vez, o problema está no fato de o termo "onde" retomar uma palavra que não indica lugar, no caso "povo". [...]

Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2016, às 15h13min (fins pedagógicos).

A coluna do jornalista trata do uso inadequado da palavra onde, cujo emprego é recomendado pela norma culta da nossa língua para um único ambiente sintático. O último exemplo que o autor apresenta poderia ser corrigido da seguinte forma:

Escolha uma:
a. [...] e será difícil encontrar um povo cuja sogra não seja tema de perversidade e raiva constantes.
b. [...] e será difícil encontrar um povo aonde a sogra não seja tema de perversidade e raiva constantes.
c. [...] e será difícil encontrar um povo que a sogra não seja tema de perversidade e raiva constantes.
d. [...] e será difícil encontrar um povo em que a sogra não seja tema de perversidade e raiva constantes.
e. [...] e será difícil encontrar um povo na qual a sogra não seja tema de perversidade e raiva constantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por alaisavila
0
Letra a - e será difícil encontrar um povo em que sogra não seja tema de ....
Perguntas interessantes