O que dá a medida do espaço legal não são filmes que, de uma forma ou de outra, recebem aplausos governamentais. Mas, ao contrário, movimentos ou filmes de crítica e contestação. Não especificamente um cinema que atenta contra os ditames do poder, mas, um cinema que explora contradições entre os segmentos da classe dirigente. O Cinema Novo torna esse espaço de crítica nítido”.
BERNARDET, J. C. Cinema brasileiro: propostas para uma história.
Se pelo lado crítico o Cinema Novo desempenhou um papel importante mostrando aspectos do Brasil semicolonial e de burguesia rural, por outro redesenhou aspectos estéticos e estilísticos. Os filmes do Cinema Novo trouxeram liberdade narrativa e de linguagem. Considerando o contexto e a explanação de Jean-Claude Bernardet, assinale a alternativa que corretamente descreve o panorama de ruptura de linguagem do movimento brasileiro.
Escolha uma:
a. A produção do Cinema Novo trouxe mobilidade para a câmera, com frequente uso de câmera na mão ou em veículos sem estabilização. Além disso, apresentou uso de faux raccords e de estratégias de quebra da ilusão dramática e da suspensão da descrença, privilegiando uma aproximação intelectual entre espectador e filme.
b. O Cinema Novo brasileiro trouxe muita mobilidade de câmera, com frequente uso de câmera na mão ou de veículos sem estabilização. No entanto, trabalhou uma montagem clássica analítica, evidenciando o choque estético entre as duas maneiras distintas de filmagem.
c. A produção do Cinema Novo foi marcada pela câmera fixa, com frequente uso de faux raccords pela quebra de continuidade derivada do imobilismo em cena. A narrativa, clássica, acompanhava o protagonista. As inovações se limitaram ao campo estético de fotografia.
d. O Cinema Novo brasileiro não foi propriamente um movimento, mas antes, foi um período de novos cineastas que surgiram a um só tempo. Enquanto alguns trabalhavam experimentações estéticas, outros replicavam o modelo de realização da Vera Cruz. Assim, a contribuição do período para a linguagem cinematográfica e audiovisual foi limitada.
e. A produção do Cinema Novo apresentou um imobilismo característico da câmera. Os planos parados e longos contrastavam com uma mise-em-scène elaborada e dinâmica. Além disso, apresentou uso de faux raccords e de estratégias de quebra da ilusão dramática, evidenciando o choque estético entre as duas maneiras distintas de filmagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
e. A produção do Cinema Novo trouxe mobilidade para a câmera, com frequente uso de câmera na mão ou em veículos sem estabilização. Além disso, apresentou uso de faux raccords e de estratégias de quebra da ilusão dramática e da suspensão da descrença, privilegiando uma aproximação intelectual entre espectador e filme.
Perguntas interessantes