o que D. Pedro estabeleceu no Brasil na sua regência?
Soluções para a tarefa
Logo em seguida, Dom Pedro demitiu todos os portugueses que fazia parte de seu conselho de ministros e formou um novo conselho formado somente por brasileiros. Em maio de 1822, os ministros brasileiros instituíram o chamado “Cumpra-se”. De acordo com tal medida, qualquer ordem vinda de Portugal só poderia ser cumprida com a aprovação prévia do príncipe regente. Reforçando o apoio a Dom Pedro I, os ministros declararam Dom Pedro como “defensor perpétuo do Brasil”.
Em junho de 1822, Dom Pedro resolveu compor uma Assembléia Constituinte que deveria formar um conjunto de leis básicas a serem aplicadas em todo território nacional. Tal medida colocava em evidência a diferença de interesses entre Brasil e Portugal. Em agosto, o governo português enviou um novo decreto anulando as decisões tomadas pelo príncipe regente e exigindo seu imediato retorno.Aconselhado por José Bonifácio e sua esposa, Dona Leopoldina, Dom Pedro não via alternativa a não ser a declaração de independência. Naquela mesma tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, Dom Pedro I proclamou o Brasil um país independente de Portugal.
Enquanto foi Imperador do Brasil, Dom Pedro I promulgou a primeira constituição de nossa história, a Constituição de 1824 (também conhecida como "Constituição Outorgada", além de ter suprimido movimentos separatistas, garantindo a manutenção da integridade do território nacional.
Tendo governado por um período relativamente curto, de 1822 a 1831, quando retornou para Portugal, foi uma figura importante na constituição dos primeiros anos da independência de nosso país, além de ter sido a figura Central na conquista deste novo status político do Brasil.