História, perguntado por Rafaelllllllll, 1 ano atrás

O que culminou o acesso de Getúlio Vargas ao poder

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavo03dalmoro
1
Boa Tarde !!! 
Tenho uma Possível Resposta

Às 15h do dia 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas assumia o comando da Junta Militar Provisória, no Palácio do Catete, no Rio da Janeiro. Era a subida de Getúlio à presidência e também o término da República Velha - conhecida pela sua política café com leite (em que havia uma alternância de poder entre São Paulo e Minas Gerais. Durante o discurso de posse de Getúlio Vargas, no centro da cidade do Rio de Janeiro, os soldados gaúchos cumpriam a promessa de amarrar os cavalos no obelisco da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, marcando simbolicamente o triunfo da Revolução de 1930. Getúlio Vargas ficaria no poder ao longo de 15 anos, até 1945. Depois, de 1951 até 1954, seria eleito democraticamente, permanecendo na presidência até o dia do seu suicídio, em 24 de agosto.

O golpe de estado que iria culminar na tomada do poder de Getúlio Vargas foi desencadeado no dia 3 de outubro, exatamente às 17h25min, quando o político Osvaldo Aranha telegrafou o militar e político Juarez Távora, comunicando início da Revolução. O movimento se alastrou rapidamente pelo país, e oito governos estaduais no Nordeste foram depostos pelos tenentes em um golpe de estado. Até a chegada triunfal dos revolucionários ao Rio de Janeiro, ocorreram confrontos entre o exército do governo e as forças revolucionárias. Entre 12 e 13 de outubro, houve o Combate de Quatiguá, considerado o maior desta Revolução.

Respondido por bundeliga
0
seus ultimo dias de governo estavam sendo marcados por uma forte pressao politica,tanto por parte da imprensa como dos militares,ja que a situacao economica do pais nao era das melhores,o que acabava deixando a populacao descotente e aumentando ainda mais as criticas e as cobranca.ate os dias atuais o seu suicidio eum misterio aser esclarecido,gerando ainda muitas polemicas a cerca dele.

Perguntas interessantes