o que contribui para o aumento do número de famílias chefiadas por mulheres no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segundo os pesquisadores, os dados indicam melhora nas relações de gênero, embora ainda existam desafios importantes a serem vencidos, como uma divisão mais justa dos afazeres domésticos, um importante fator para garantir igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, por exemplo.
Explicação:
Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. O conceito de chefia usado é o que o instituto oficial chama de pessoa de referência: o integrante da família considerado responsável por aquela casa. O levantamento reflete mais a divisão entre homens e mulheres porque, apesar de o IBGE estimar o número de casais do mesmo sexo, o contingente de aproximadamente 60 mil pessoas não influencia o resultado. A chefia compartilhada, em que o casal divide igualmente as responsabilidades, também não foi calculada porque toda pesquisa domiciliar, necessariamente, aponta uma pessoa de referência na família pesquisada — mesmo que as tarefas sejam divididas igualmente.
Resposta:
O aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e sua maior autonomia financeira vem contribuindo para o aumento da proporção de famílias chefiadas por mulheres