O QUE CONSISTE NA DESOBEDIÊNCIA CIVIL ?
Soluções para a tarefa
Resposta: A desobediência civil é basicamente uma ação popular que consiste na desobediência expressa de uma determinada lei. Isso se dá quando um grupo de cidadãos entende que determinada lei, ou simplesmente a ausência dela, produz injustiça. Sendo assim, a desobediência é uma ação de desrespeito à lei que visa promover justiça social.
O conceito oficialmente surgiu com um ativista norte-americano do século XIX chamado Henry David Thoreau. Ele desenvolveu essa ideia em um ensaio publicado em 1849, e escreveu sobre ela para justificar por que era contra os impostos cobrados para sustentar a Guerra Mexicano-Americana. Ao longo da história, a ideia de desobediência civil foi aplicada algumas vezes.
Explicação: Quando falamos de desobediência civil, referimo-nos a um tipo de manifestação popular que prega o desrespeito aberto a uma determinada lei. Isso acontece quando um grupo de cidadãos entende que determinada lei promove injustiça e desigualdade. É um mecanismo que grupos excluídos do processo político encontram para participar dele e fazer com que a sua voz seja ouvida.
O que move a ideia de desobediência civil é o senso de promoção da justiça e o interesse de combater a desigualdade social. Trata-se de uma ação coletiva (mas que pode ter como estopim uma ação individual), pois envolve um grupo de pessoas interessadas em combater leis e ações do Estado que são entendidas como injustas. A ideia da ação coletiva em desobedecer a lei é promover uma reforma na sociedade.