Biologia, perguntado por lau156, 10 meses atrás

o que comprova a teoria da biogênese?

Soluções para a tarefa

Respondido por tia123go
0

Resposta:

Comprova que atualmente, a lei da biogênese, atribuída a Louis Pasteur, é resultante da observação de que seres vivos provêm apenas de outros seres vivos, através da reprodução. Ou seja, que seres vivos não se formam diretamente a partir de materiais não vivos em forma como proposta na geração espontânea.

Cito também que o experimento de Louis Pasteur em 1861,que através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.

Espero ter te ajudado. Até mas!

Respondido por meloanalaura13
0

Resposta:

As bases de comprovação mais conhecidas é o experimento de Francesco Redi e Louis Pasteur.

Explicação:

A teoria da biogênese surgiu para contrapor a ideia de que a matéria bruta poderia originar um novo ser. Segundo a biogênese, todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes, ou seja, um rato não pode nascer a não ser de outro rato. Assim, no intuito de refutar a teoria da abiogênese, diversos pesquisadores dedicaram anos de estudo para a compreensão dessa questão. Os estudos mais marcantes realizados para explicar a biogênese foram feitos por Francesco Redi e Pasteur.  

Redi colocou animais mortos em um frasco, cobrindo-os com uma gaze fina, e deixou outros frascos abertos, permitindo, assim, a entrada e saída das moscas. Em analise percebeu que, nos frascos que estavam fechados, não apareceu nenhuma larva, diferentemente dos que estavam abertos. Sendo assim, ele conseguiu provar que as larvas não surgiam a partir da carne em putrefação, e sim das moscas que botavam ovos na carne.

Já Pasteur pegou quatro frascos de vidro, cujos gargalos foram esticados e curvados no fogo após todos terem sido enchidos com caldos nutritivos. Logo em seguida, Pasteur ferveu o caldo de cada um dos quatro frascos, até que saísse vapor dos gargalos longos e curvos e deixou-os esfriar.

Depois de um tempo, Pasteur observou que, embora todos os frascos estivessem em contato direto com o ar, nenhum deles apresentou micro-organismos. Pasteur então quebrou os gargalos de alguns frascos e observou que, em poucos dias, seus caldos já estavam repletos de micro-organismos.

Perguntas interessantes