O que chamamos atualmente de família nuclear geralmente se constitui de um núcleo formado por um ou dois adultos responsáveis pela educação e sustento dos filhos. Na Roma Antiga, a família era considerada uma família extensa, pois, além dos pais e dos filhos, incluía escravos, agregados, animais e todos os bens da casa. Englobava, enfim, tudo que estava sob controle do pai da família.
a) patriarcal e multinuclear
b) igualitária e extensa
c) patriarcal e extensa
d) nuclear e patriarcal
Soluções para a tarefa
Resposta:
a letra e d
Explicação:
Na definição da família patriarcal, temos uma família numerosa, composta não só do núcleo conjugal e de seus filhos, mas incluindo um grande número de criados, parentes, aderentes, agregados e escravos, submetidos todos ao poder absoluto do chefe de clã, que era, ao mesmo tempo, marido, pai, patriarca.
O termo patriarcalismo, designa a prática desse modelo como forma de vida própria ao patriarca, seus familiares e seus agregados.
Nele, o pater seria o chefe (ou, autoridade maior) do grupo familiar. Logo, não se restringe apenas ao núcleo familiar pai, mãe e filhos, mas faz referência a todos os que giram em torno do núcleo centralizador dos vários tipos de relação: o patriarca.
Dessa forma, o patriarca constitui-se em um núcleo econômico e um núcleo de poder.