O que causou a explosão de chernobyl
Soluções para a tarefa
Resposta:
Falhas humanas somadas a erros de projeto são algumas das principais causas por trás do acidente nuclear de Chernobyl. Em 26 de abril de 1986, os operadores da usina decidiram aproveitar uma manutenção de rotina para verificar se o reator nº 4 poderia se manter resfriado mesmo se a usina ficasse sem energia
Explicação:
É isso, se puder vote como melhor resposta
Chernobyl: A tragédia que o mundo não esqueceu.
Era quase uma e meia da manhã de um sábado. A madrugada parecia tranquila até que os funcionários da usina nuclear de Chernobyl (conhecida como Chernobyl 4) se assustaram com uma explosão de vapor no quarto reator que imediatamente deu início a um incêndio. Eles ainda estavam tentando controlar o fogo quando o pior havia acontecido: partículas radioativas estavam se espalhando pela atmosfera sem controle algum.
Começava, assim, o maior desastre nuclear da história.
O acidente Nuclear de Chernobyl é um dos únicos dois classificados como nível 7 (ou seja, nível máximo de gravidade). O outro aconteceu em 2011, no Japão, na usina de Fukushima I. É impossível calcular o número de vidas perdidas em Chernobyl. Durante a explosão e os incêndios, 31 pessoas morreram. Mas os efeitos de longo prazo (como mortes por câncer e deformidades causadas pela radiação) ainda continuam a fazer o número de vítimas aumentar.
Poucos meses após o desastre, foi divulgado que a culpa era toda dos funcionários da usina. Entretanto, em 1991, surgiu outra teoria, que apontava defeitos no reator como o motivo principal. Hoje sabe-se que as duas hipóteses estão corretas.
Os cargos mais altos eram ocupados somente por funcionários com experiência em usinas de carvão – com exceção do engenheiro-chefe. Porém, mesmo sabendo que o reator apresentava problemas, esse mesmo engenheiro-chefe realizou um teste de redução de potência, que acabou resultando no desastre.
A maior parte da radiação foi emitida na atmosfera durante os dez primeiros dias após a explosão. Durante esse tempo, 1.800 helicópteros foram usados para tentar apagar o incêndio no reator. Mais de 130 mil pessoas foram evacuadas, e a cidade de Pripyat (que hoje pertence à Ucrânia e servia de residência para os funcionários) ainda está vazia.
A usina de Chernobyl só foi desativada em 2000, depois de muitas negociações envolvendo vários outros países. O reator continua lá.
E os fantasmas de um dos maiores desastres da história da humanidade também.
Referência bibliográfica da resposta: Livro do Você Sabia? + de 400 coisas que você deveria saber 3°a edição, editora outro planeta
Bons estudos