O que causou a crise na Ucrania?
Soluções para a tarefa
Treta na Ucrânia
A crise da Ucrânia tem origem em um passado tenso, no qual a Rússia estabeleceu forte presença na região da Criméia. A região, de posição estratégica por garantir acesso ao Mar Negro, é utilizada pela Rússia por conta de ser o único porto de águas quentes do país.
A Criméia existiu como região administrativa pelo menos desde o século XVII. Em 1774, tornou-se posse russa. A Criméia foi cedida para a Ucrânia em 1954.
Em 2014, um referendo mostrou que 94% da população da Criméia queria a anexação à Rússia.
Consequências das manifestações
As manifestações que contestavam o governo de Viktor Yanukovych, que foi deposto, acabaram abalando o país de maneira profunda, intensificando um desejo de anexação da Criméia pela Rússia, assim como um desejo da população da Criméia por tal procedimento.
Conflito começou
Podemos dizer que o conflito começou quando, em 2014, populares passaram a tomar prédios oficiais da Criméia. A Rússia reforçou sua presença militar na região, invadindo espaço marítimo da Ucrânia.
Um país independente?
A Criméia foi declarada, por grupos rebeldes, como uma região independente, mas isso não aplacou os conflitos, que só faziam intensificar.
Crimeia
Em anexo você poderá ver a região da Criméia em destaque, podendo também identificar sua aproximação com a Rússia, e sua posição estratégica.
Mais perguntas e respostas sobre atualidades:
https://brainly.com.br/tarefa/6360753
https://brainly.com.br/tarefa/19321983