História, perguntado por F3L1P5, 9 meses atrás

O que causou a briga política, entre Lênin e Stalin?

Soluções para a tarefa

Respondido por fortisamuel80
3

Resposta:A disputa pela liderança política: Stalin versus Trotsky

Em 1923, aprofunda-se a cisão entre Stálin e Trotsky, provocada pela crescente burocratização de Stálin e por sérias divergências políticas relacionadas a questão da autodeterminação da Geórgia. A abertura econômica provocada pela NEP não foi acompanhada por uma abertura política, a centralização do Estado acabou por substituir o poder da classe operária pelo poder do Partido Comunista, reforçado ainda mais a partir da ascensão de Josef Stalin ao posto de Secretário-Geral em 1922. Leon Trotsky em 1929. Ele tinha mais fé em Trotsky, Bukharin ou Piatakov do que em Stalin, descrevendo Stalin como um mau elemento, e querendo Trotsky para sucedê-lo.

A incapacidade física de Lênin deu a Stálin a oportunidade necessária para se tornar o líder da Revolução, que passa a controlar a máquina do partido e os membros da burocracia. Lênin escreve uma carta dizendo que Trotsky, Bukharin ou Piatakov deveriam ser nomeados como possiveis candidatos a sucessao, enquanto Stalin deveria ser impedido de assumir o poder. Mas, como Stálin tinha uma rede de espiões, essa carta foi interceptada e, Stálin naturalmente escondeu a carta do parlamento para proteger a si próprio, pois temia que Trotsky mostraria a eles na próxima reunião, onde ele estaria impotente para detê-lo. A disputa entre Trotsky e Stálin não ocorre somente como uma briga pessoal pelo poder, sobre o partido e sobre o Estado, mas também devido aos fundamentos políticos divergentes de ambos, envolvendo o ideal de «Revolução Permanente» de Trotsky, e a defesa da política do «socialismo em um só país» de Stálin.

Segundo Stalin, caso fosse assegurado à independência russa pelo desenvolvimento da indústria pesada, o país poderia, sozinho, construir uma sociedade socialista. Essa é a tese da construção do «socialismo em um só país». Para Trotsky e os trotskistas, a revolução socialista deveria ser levada aonde o capitalismo estava em crise. Essa é a tese da chamada «revolução permanente», segundo a qual o socialismo deveria ser construído em escala internacional.

Na luta entre Trotsky e Stalin, o primeiro tirou a importância do papel dos trabalhadores nos países capitalistas avançados , pois considerava que o estado de bem-estar social dos países capitalistas e suas políticas imperialistas dificultam o surgimento de tensões revolucionárias. As principais ideias de Stalin dentro da prática política nas quais se aleja do pensamento de Lênin incluíam a defesa do socialismo em um só país, a noção de que a luta de classes se agravaria ao longo do desenvolvimento do socialismo, com o que seria necessário aumentar o controle por parte do partido e do Comitê Central, e de modo geral uma moral social mais conservadora, principalmente no que se refere às questões de gênero. Josef Stalin. Trotsky apoiava em defender o marxismo, combatendo a burocracia no Estado Operário que se fortaleceu com a ascensão de Stalin ao poder em 1924 na União Soviética.

Ao contrário de Stalin, Trotsky tinha uma ideologia sobre a Teoria da Revolução Permanente defenderia a expansão da revolução para além das fronteiras da União Soviética como prioridade, ao invés do seu fortalecimento interno. Ao contrário de Stalin, Trotsky não era um veterano do Partido Bolchevique, no qual ingressou apenas em julho de 1917, por isso era considerado arrogante entre os companheiros de armas que, além disso, viam seu «brilhantismo» intelectual com desconfiança. Mas Stalin, na qualidade de secretário geral do partido comunista, detinha o controle da máquina partidária, que agora se confundia com a própria máquina do governo. Começa assim, o regime de partido único, característico dos governos totalitários .

Em contrapartida, Trotsky se empenhou numa luta sem trégua contra o regime stalinista que, na sua concepção, estaria colocando em perigo a revolução. Ele denunciou, por exemplo, a transformação da Terceira Internacional num simples instrumento da política soviética, após a morte de Lênin, e os ziguezagues desgastantes que Stalin passou a impor à ação política dos comunistas, na Europa e na China. Apoiado na máquina do partido e do Estado, Stalin acabou vencendo a disputa com Trotsky, que foi afastado do governo e do Partido Comunista e expulso da URSS. Depois de perambular por vários países, fixou-se no México, onde foi assassinado por Ramón Mercader com golpes de picareta na cabeça em 1940, a mando de Stalin.

No decorrer da década de 1930, Trotsky afirmou que a burocracia soviética havia «expropriado politicamente o proletariado». « Stalin as ataca no interior. Até mesmo os termos socialismo e comunismo foram gravemente comprometidos, agora que a gendarmaria incontrolável, com diplomas de ‘comunista’, chama de socialismo ao regime que se impõe. Senhor absoluto do poder, Stalin passou a perseguir todos os que se opunham a ele. »

.

Explicação:


F3L1P5: Perfeito, obrigado!
Perguntas interessantes