Ed. Física, perguntado por jhardy, 1 ano atrás

o que causa os vícios posturais ?

Soluções para a tarefa

Respondido por MATHEUS711KHALIFA
3

Resposta:

Como você anda se sentando, internauta? Relaxado na cadeira, com a coluna arqueada e reclinada para frente? Permanece assim por muito tempo? Senta-se reclinado no banco do carro ou do ônibus, sem se preocupar em manter a coluna ereta? Com dores nas costas após um dia de trabalho ou estudo?  

>>>A causa do vício postural é simples. De acordo com a também fisioterapeuta Adriana Araujo, a má postura é decorrente de um cansaço muscular prolongado: por exemplo, ao passar tempo demais em pé, sentado, ou mesmo dormindo sem manter a espinha dorsal na posição correta. “Quando a gente faz um esforço, a tendência é corrigir o que tem de errado naturalmente. Mas quando há cansaço a tendência é se deixar prostrar”, esclarece Adriana.  

Adriana Araujo e Karina Dias  

Tenha cuidado. A má postura diária pode causar em seu corpo desde simples desconfortos musculares até mesmo hérnias de disco. “É um leque de patologias que os vícios posturais podem ocasionar”, explica a fisioterapeuta Karina Dias.  

Os desvios posturais são extremamente comuns especialmente devido a ação de agentes estressores no cotidiano dos indivíduos. Vícios posturais são freqüentemente identificados em indivíduos jovens, especialmente pelo uso de mochilas e em adultos, devido às atividades profissionais, aliados ao aumento do sedentarismo e à obesidade. Estas condições vêm preocupando os profissionais de saúde de tal forma a se constituir em uma grande área de investigação. Atualmente, a busca de adolescentes pela cultura do corpo, sem a devida orientação profissional, tem acelerado a ocorrência de tais deformidades. Assim, as lesões osteoarticulares e musculotendinosas, e suas repercussões orgânicas são, com freqüência, incapacitantes e de elevado custo social. Nos currículos acadêmicos, a avaliação da postura humana não tem sido bem atendida, uma vez que, não se considera neste tema, a variabilidade humana e nem os complexos mecanismos de adaptabilidade. Desta forma, não fica muito claro, os limites entre os conceitos de normal e patológico em uma série de situações em referência aos alinhamentos corporais.

Perguntas interessantes