o que caracterizou a politica externas das nações industrializadas no seculo XIX?
Soluções para a tarefa
Respondido por
55
A Expansão Imperialista do século XIX
Definição de imperialismo
O Imperialismo do século XIX foi uma política de expansão e domínio territorial, cultural, econômico e político de nações capitalistas que vivenciavam a segunda revolução industrial. Está política deve ser entendida também como impositora de novas formas de colonização – daí a expressão neocolonialismo – que foi além do colonialismo praticado dos séculos XV a XVIII, época do Antigo regime.
“Essa expansão deu inicio a chamada fase imperialista do capitalismo, da qual participaria a maioria das nações industrializadas. Uma das formas adotadas pelo imperialismo nessa expansão foi a partilha da áfrica e da Ásia, a criação de áreas de influencia em diversas regiões do planeta e a formação de novos impérios coloniais. A essa forma especifica de dominação imperialista se deu o nome de neocolonialismo”.
Espero ter ajudado . qualquer coisa entre em contato.
aliceschappo:
Obrigado <3
Respondido por
14
No artigo se examina a relação entre o Brasil, a África do Sul e a Índia, que apesar de apresentarem diferenças internas e históricas, são vistos como potências regionais, com relevante impacto na conjuntura internacional, principalmente na função de interlocutor entre as grandes e pequenas potências. Com um especial enfoque na política brasileira, revela uma semelhança entre a política externa dos dois últimos governos (FHC e Lula) quanto a estratégias de estabilidades na agenda diplomática, e ainda pela posição tradicional frente aos mecanismos multilaterais.
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás