História, perguntado por jhenynovais22p96w0a, 10 meses atrás

o que caracterizou a política externa das nações industrializadas no século xix?

Soluções para a tarefa

Respondido por sousagirleane0gmail
34
O Imperialismo do século XIX foi uma política de expansão e domínio territorial, cultural, econômico e político de nações capitalistas que vivenciavam a segunda revolução industrial. Está política deve ser entendida também como impositora de novas formas de colonização – daí a expressão neocolonialismo – que foi além do colonialismo praticado dos séculos XV a XVIII, época do Antigo regime.
“Essa expansão deu inicio a chamada fase imperialista do capitalismo, da qual participaria a maioria das nações industrializadas. Uma das formas adotadas pelo imperialismo nessa expansão foi a partilha da áfrica e da Ásia, a criação de áreas de influencia em diversas regiões do planeta e a formação de novos impérios coloniais. A essa forma especifica de dominação imperialista se deu o nome de neocolonialismo”.



Boa Sorte!
Respondido por EduardoPLopes
3

As nações industrializadas no Século XIX (com destaque especial para a Inglaterra, França, Alemanha, Itália e os Estados Unidos) desenvolveram uma política externa expansionista, buscando ocupar militarmente e/ou economicamente territórios na Ásia, África e, no caso dos Estados Unidos, na América Central. Estas iniciativas ficaram conhecidas como Imperialismo ou Neocolonialismo.

Como o Imperialismo se deu nas diferentes regiões?

Na África foi caracterizado sobretudo pela ocupação militar dos territórios, com exploração brutal da população na produção e extração de matérias-primas. Na Ásia se caracterizou principalmente pela ocupação econômica, com exploração brutal no Sudoeste e Sudeste Asiático.

Mais sobre o Imperialismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/4726527

Anexos:
Perguntas interessantes