O que caracterizava o filósofo iluminista? De exemplos a partir do filósofo pesquisado
Filósofos pesquisados: Adam Smith; Jean-Jacques Rousseau; John Locke; Montesquieu; Olympe de Gouges e Voltaire.
Preciso para hj urgente!!!!!!!!!!!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O iluminismo defendia o poder do uso da razão em detrimento da fé para alcançar o conhecimento, foi contra o absolutismo monárquico e defendia a liberdade de expressão. Os iluministas também eram a favor da liberdade econômica, como Adam Smith e John Locke.
O iluminismo também defendia os ideias da burguesia em detrimento da monarquia, a exemplo de Jean Jacques Rousseau.
Explicação:
O Iluminismo representou um movimento intelectual em que os seus representantes (filósofos, pensadores e matemáticos) pregavam a noção de que o ser humano mais racional (com o uso da ciência) seria capaz de gerar progresso e desenvolver o mundo.
Montesquieu e a noção de divisão do Estado
O filósofo Montesquieu defendia a divisão do Estado em três partes, sendo elas: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.
Atualmente, no século XXI, os poderes do Estado são representados por:
- Poder Executivo
É responsável por administrar a coisa pública. Neste sentido, este poder é responsável por arrecadar impostos e fazer a aplicação dos recursos públicos (educação, saúde, segurança, transportes públicos).
- Poder Legislativo
É responsável pela criação de leis capazes de garantir a ordem pública e fiscalização das ações dos chefes do Poder Executivo. Na esfera federal, pegando como exemplo, esse poder é composto pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.
- Poder Judiciário
Esse poder tem como função primordial fazer a aplicação da lei. Desse modo, os membros desse poder devem jugar de acordo com as matérias legais registradas dentro do nosso ordenamento jurídico.
Aprenda mais sobre o tema Iluminismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/2510488
Sucesso em sua jornada!