o que caracteriza uma conduta preconceituosa é discriminatória
Soluções para a tarefa
Resposta:
DESENVOLVIMENTO
Norberto Chadad
Engenheiro, economista e CEO da Thomas Case & Associados, consultoria de soluções em gestão de pessoas e carreiras
Carreira
Como lidar com a discriminação e o preconceito no ambiente de trabalho?
Empresas precisam ser firmes e deixar claro que posturas discriminatórias são contrárias aos valores da organização
Por Norberto Chadad, colunista de VOCÊ S/A
access_time14 Maio 2020, 15h00
chat_bubble_outlinemore_horiz
(Markus Spiske/Unsplash)
Um ambiente de trabalho harmonioso é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E toda empresa tem pessoas de diversas origens sociais, raciais e culturais que, muitas vezes, não têm muito em comum além do fato de trabalharem juntas. A intolerância a essas diferenças pode gerar situações de conflito nas equipes, discriminação e preconceito.
A discriminação no mundo corporativo acontece quando há distinção no tratamento ou nas oportunidades dadas a um colaborador por motivos não relacionados ao desempenho profissional. Embora essa situação venha sendo cada vez mais trabalhada e evitada dentro das empresas, muitos líderes se veem diante de uma questão complexa: como agir diante de uma postura discriminatória?
Acredito que um dos caminhos (e desafios) das organizações é a conscientização. Por isso, é de extrema importância que a empresa mantenha um posicionamento contrário e firme a condutas discriminatórias. Nos processos de integração deve-se esclarecer que o preconceito vai contra os valores da empresa e tais comportamentos serão considerados passíveis de punição dentro do código de conduta e ética da companhia