Biologia, perguntado por cris123527, 1 ano atrás

o que caracteriza o desequilíbrio em uma cadeia alimentar

Soluções para a tarefa

Respondido por Eduardocdn
6
A eliminação de uma especie pode ter efeitos negativos sobre outras especies da cadeia alimentar. Se pássaros, aranhas e outros animais que comem insetos herbívoros forem eliminados, esses insetos proliferarão e poderão destruir plantações.

Em um rio na Califórnia, observou-se que peixes do topo da cadeia alimentar, como as trutas, comiam libélulas, e estas ingeriam um tipo de mosquito que se alimentava de algas. Os pesquisadores removeram boa parte das trutas e observaram que a população de libélulas aumentou. Com isso, a população de mosquitos diminuiu e a de algas aumentou, a ponto de cobrir a superfície do rio e provocar desequilíbrios ecológicos.

Outro exemplo de desequilíbrio foi observado no atlântico norte, onde a pesca do bacalhau provocou o aumento da população de ouriços do mar, que destruíram as algas do fundo.

Respondido por antoniopedro2284
1

Uma cadeia alimentar entra em desequilíbrio quando ocorre a adição ou extinção de organismos que integram essa relação ecológica.

Cadeia Alimentar - Fatores que levam a um desequilíbrio

A cadeia alimentar é um sistema que busca exemplificar a relação ecológica alimentar que acontece entre organismos que compartilham um mesmo ambiente.

Na natureza a relação alimentar é dependente da presença ou ausência de organismos que sirvam de alimento para outros, por isso, se houver a adição ou extinção de espécies não nativas do local, é esperado que aconteça um desequilíbrio, afinal, esses dois fatores provocarão alteração na competição, migração e extinção de espécies.

Para aprender mais sobre cadeia alimentar, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/47420144

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes