O que caracteriza a fase proliferativa e a fase secretora do ciclo reprodutivo feminino?
Soluções para a tarefa
A fase secretora ocorre após a fase proliferativa e dura cerca de 13 dias. Esta fase é caracterizada pela formação, funcionamento e crescimento do corpo lúteo.
A fase proliferativa representa a fase de secreção de estrógeno pelo folículo ovariano e a fase secretora, há a ação da progesterona no útero, preparando-o para a implantação do embrião.
Vamos entender melhor.
Ciclo Menstrual
O primeiro dia do ciclo menstrual é o primeiro dia da menstruação. Como a mulher não engravidou, a adeno-hipófise produz o hormônio folículo estimulante (FSH) para promover o desenvolvimento do folículo ovariano.
A medida que o folículo se desenvolve, ele aumenta sua produção de estrogênio. Esse hormônio leva ao espessamento do endométrio novamente.
Num ciclo de 28 dias, no 14º a adeno-hipófise libera o hormônio luteinizante (LH), que leva o folículo a liberar o gameta feminino na tuba uterina. Esse processo é chamado de ovulação.
Após isso, o folículo irá se converter em corpo lúteo, que aumentará a produção de progesterona. Assim, o estrogênio e progesterona manterão o endométrio espessado, preparando-o para receber o embrião.
Se a mulher engravidar, o embrião produzirá HCG, que impedirá a regressão do corpo lúteo, mantendo a alta produção de estrógeno e progesterona.
Caso a mulher não engravide, haverá a isquemia do endométrio devido a baixa produção de progesterona e estrógeno, o que levará a menstruação.
Portanto, o que caracteriza a fase proliferativa do ciclo reprodutivo é a secreção de estrógeno pelo folículo ovariano e a fase secretora, a ação da progesterona.
Aprenda mais sobre Ciclo Menstrual em: brainly.com.br/tarefa/44580591
#SPJ6