O que Barthes chama de o “referente fotográfico” consiste no objeto que é colocado diante da objetiva, e sem o qual não existiria fotografia. No caso da pintura, o referente pode ter origem na imaginação do pintor, o que não acontece com a fotografia. Essa autenticação seria o grande diferencial da fotografia entre os outros meios de reprodução visual, sendo essa convicção de existência do objeto o seu grande noema. Sobre o noema e outros conceitos barthesianos, assinale a alternativa correta:
A- O “isto foi” se refere ao noema da fotografia, a certeza de que aquilo que se vê na imagem foi registrado por alguém que presenciou o fenômeno e o captou em registro.
B- Sendo a essência da fotografia a retificação da cena que apresenta, haveria a certeza daquilo que foi presenciado e registrado pelo fotógrafo.
C- O grande noema fotográfico é o que Barthes chama de “isto foi”, e se refere a confirmação de que a câmera e o fotógrafo presenciaram a cena, em busca do real.
D- Óbvio e Obtuso são dois conceitos barthesianos e significam os processos de leitura fotográfica, baseado na semiótica.
E- Studium e Punctum são dois conceitos barthesianos e significam os processos de leitura fotográfica, baseado na semiótica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Olá!
A alternativa E é a que melhor se aplica como correta.
Para Barthes, o studium é os referente visual que nos toca humanamente, culturalmente e moralmente.
Deste modo, o studium em seu sentido permanece em plano impessoal, sem nos atingir de forma especial, criando uma dualidade com o punctum, que para o autor é basicamente um elemento, ou seja, um detalhe inadvertido que salta da fotografia diretamente para o indivíduo.
Até mais!
Respondido por
7
Resposta:
RESPOSTA CORRETA É A LETRA A
EU FUI PELO RESPOSTA QUE DISSERAM E ERREI MEU QUESTIONARIO
Explicação:
O “isto foi” se refere ao noema da fotografia, a certeza de que aquilo que se vê na imagem foi registrado por alguém que presenciou o fenômeno e o captou em registro.
Perguntas interessantes