o que as mulheres sentem no momento do parto ?
Soluções para a tarefa
Resposta
O trabalho de parto é influenciado por uma série de questões de caráter físico e emocional e está recheado de curiosidades e sensações que muitas vezes só aqueles que já passaram esse momento conseguem reconhecer. No entanto, embora cada corpo seja peculiar e reaja de um jeito, algumas características são recorrentes no momento – e também muito curiosas.
O parto é comumente marcado pelo dia do nascimento. Mas, ele começa muito antes, quando o corpo começa a se preparar para a expulsão, e pode ser dividido em 6 etapas: pródromos, fase latente, fase ativa, transição, expulsivo e pós-parto. A seguir, confira o que acontece e o que a mulher sente em cada uma das fases do trabalho de parto.
Pródromos
trabalho de parto podromos
CRÉDITO: THINKSTOCK
Período de preparação que antecede o trabalho de parto, os pródromos podem começar até semanas antes e é sinal de que a gestação está chegando ao fim.
O que a mulher pode sentir:
Contração de treinamento
Chamadas também de contrações Braxton-Hicks, elas são sinal de que o útero está treinando para a hora do parto. Elas não são ritmadas – ou seja, não permitem ser organizadas por tempo intervalos de tempo fixos - e podem aparecer e sumir por dias.
Dores nas costas
O peso da barriga no final da gravidez já sobrecarrega a região das costas e causa incômodo. Somados às contrações, elas podem ficar mais perceptíveis e chatinhas.
Cólicas
As contrações do útero, que são fracas e para muitas até imperceptíveis, podem causar cólicas.
Perda do tampão mucoso
Muco que protege o útero de bactérias, o tampão pode começar a ser expelido durante a fase dos pródromos. Sua eliminação é mais um sinal de que o colo começou a se dilatar e, em breve, o bebê vai nascer. Ele é semelhante a um corrimento, mas mais volumoso e consistente. Pode ser esbranquiçado, rosa e amarronzado e até conter vestígios de sangue.
Incômodo no quadril
Como nessa fase os hormônios estão atuando sobre os ossos da pelve – deixando a região mais elástica e "solta" para o bebê passar, é natural também sentir um incômodo.
Fase latente
trabalho de parto latente
CRÉDITO: THINKSTOCK
Momento que marca o início do trabalho de parto. Ela pode durar horas ou dias, variando de mulher para mulher.
O que a mulher pode sentir:
Contrações curtas
Agora que o trabalho de parto começou, as contrações ficam ritmadas e duram, em média de 30 a 60 segundos. Elas são doloridas, mas suportáveis. Sua ação é incrível: a cada força o bebê é completamente empurrado para baixo e, aos poucos, a pressão que a cabecinha desempenha vai abrindo o colo do útero e, consequentemente, aumentando a dilatação.
Barriga dura
Resultado da contração do útero, o enrijecimento da barriga pode durar de 30 até 45 segundos.
Dor no pé da barriga
Também consequência do processo do retraimento do útero, a dor no pé da barriga pode aparecer durante as contrações.
Vontade de fazer cocô
Muito comum nesta fase, ela surge para limpar o corpo para o que vem pela frente e também para liberar espaço, já que o bebê vai passar pelo canal vaginal e apertar parte do intestino.