Biologia, perguntado por aliceatletico, 1 ano atrás

O que as cadeias alimentares nos dizem sobre a reciclagem de energia e matéria em um ecossistema? Por que é importante compreender o comprimento das cadeias alimentares?

Soluções para a tarefa

Respondido por Luanferrao
8
As cadeias alimentares nos mostra que a energia não é infinita, apenas 10% de energia é adquirida de um ser vivo para outro, o que nos indica que as cadeias não infinitas, elas apresentam um certo limite, pois em algum momento a energia terminará. Por exemplo, essa cadeia:

capim -> gafanhoto -> sapo -> cobra -> gavião

A cada nível trófico que passa, a energia é menor, ou seja, um sapo precisa comer cerca de 10 gafanhotos para repor suas energias, enquanto uma cobra precisa comer 5 sapos, já o gavião se sustenta com 2 cobras. A energia é dissipada, somente 10% é adquirida, por isso, as cadeias alimentares são limitadas.
Respondido por Danas
1

A produtividade bruta de todos os níveis tróficos, correspondem ao total de energia assimilada pelos produtores através da fotossíntese, ou seja, a biomassa de que eles produzem para os demais seres vivos poderem se alimentar e sobreviver, independente do que aconteça, toda a energia que permite a vida na terra, vem dos produtores, das plantas.

Tendo isso em mente, com o distanciamento dos organismos produtores, há uma diminuição da energia disponível na cadeia alimentar, juntamente com o aumento da variedade de seres vivos.

Os níveis tróficos é uma forma didática de organizar e classificar os níveis de energia de cada ciclo da cadeia produtiva, onde se dividem os seres produtores (plantas, algas, vegetais em geral) e os consumidores, que consomem o que os produtos produzem e se consomem.

Caso queira continuar estudando sobre níveis tróficos, pode acessar o link: https://brainly.com.br/tarefa/1766999

Anexos:
Perguntas interessantes