História, perguntado por carrodrigues22p9tscj, 10 meses atrás

O que aconteceu para que os militares, a igreja católica e aristocracia rural apoiassem a proclamação da República?

Soluções para a tarefa

Respondido por luisaschaanp9yrpz
1
D.pedro censurou o exercito (exercito brabo) 

a lei aurea aboliu a escravatura ( cafeicultores/ricos brabos pq usar maos de obra escrava é mais lucrativo que pagar pessoas)

rolou uma treta com padres e maçons.. e D.predo era maçom (igreja braba)
( vale ressaltar que muitos padres foram expulsos da igreja por serem maçons e a revolta de Juazeiro em 1913(se n me engano) foi liderada por um desses padres, que se tornou um coronel e passou a apoiar Lampiao) 


carrodrigues22p9tscj: obg kk mas não entendi mt
Respondido por millydias1pa10f6
2
Os militares : Ao participarem da Guerra do Paraguai, onde lutaram ao lado de negros e pessoas de classes baixas, foi criado um ambiente de coorporativismo e eles voltam com outra "cabeça", outra visão sobre a monarquia, uma que não escravizassem e diminuíssem seus companheiros de guerra. Eles n queriam mais a monarquia e apoiaram a república.

A igreja : O imperador prendeu um padre que não o quis obedecer e a igreja se virou contra ele, passando a apoiar a República.

Aristocracia: Devido a pressões externas, como a dos EUA, o Imperador decide abolir a escravidão, mas todos os donos de escravos iam sair perdendo , pois perderiam suas "mercadorias" e o dinheiro que gastou para comprá-la. Sendo assim, eles disseram que aceitariam a abolição, MAS o imperador tinha que lhes dar uma idenização pelo prejuízo causado. Ele não deu e toda a aristocracia rural, com raiva, parou de apoiar a monarquia e passou a apoiar a República.

carrodrigues22p9tscj: tem como resumir pra mim? e pra prova
Perguntas interessantes